• Carregando...

Uma semana depois da divulgação do primeiro boletim da qualidade da água do mar deste verão, o serviço de orientação dos veranistas sobre o risco de banho nos trechos de praias poluídos ainda não está disponível em todos os 20 pontos considerados impróprios pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Mesmo em locais onde os banhistas já estão sendo alertados sobre a qualidade inadequada da água do mar, a sinalização indicando que o local é impróprio para banho tem deficiências que deixam os veranistas confusos.

Como na temporada passada, as placas indicativas estão sendo colocadas apenas nas calçadas, distantes da água. Enterrá-las em um ponto mais próximo do mar, para facilitar a visualização, ainda não passou de intenção. Já as barracas de orientação dos veranistas, na cor azul (indicando os pontos próprios para banho) ou vermelha (indicando os pontos impróprios), ainda ocupam as praias de maneira tímida. Em toda a extensão da Praia Brava de Caiobá, por exemplo, não há uma única barraca. E, na Praia Central de Guaratuba, dois quiosques foram instalados somente ontem.

Mesmo em locais com barracas e placas, veranistas desatentos ontem se banhavam em locais inadequados. Visitando pela primeira vez as praias de Matinhos, o assador Oscar da Silva, 49 anos, não sabia que o local onde tomava banho de mar na companhia de sua família estava contaminado, apesar de haver indicação na calçada em frente à praia onde se divertia. "Eu não tinha nem notado a placa. Se não viessem me avisar talvez nem ficasse sabendo", disse.

A zeladora Iara Jorgina Venâncio, 35 anos, também foi pega de surpresa. Ela e seus três sobrinhos, com idade entre 8 e 14 anos, se banhavam exatamente onde desemboca o canal de Matinhos. "Agora vou observar melhor as placas." O ponto onde Iara e a sua família brincavam, junto com os locais próximos aos rios Caiobá, Olho D’Água, em Pontal do Paraná, e Brejatuba, em Guaratuba, está entre os quatro mais críticos do litoral e permanecem impróprios para banho durante o ano todo.

A orientação aos dois veranistas desatentos foi dada pela funcionária do IAP Alexandra Claúdia Vieira, que trabalha nas duas barracas localizadas no Mercado de Pescados e na Praia Central de Matinhos. O trabalho feito por ela é uma das principais apostas do órgão para evitar que os veranistas arrisquem sua saúde ao tomar banho em praias poluídas pelo esgoto, conforme mostrou a reportagem da Gazeta do Povo do último dia 22. Caso as orientações não surtam efeito, o diretor-presidente do IAP, Rasca Rodrigues, disse que havia a intenção de interditar os pontos impróprios, com a colocação de cones e faixas pretas e amarelas sinalizando a proibição de banho no local.

No primeiro boletim de balneabilidade divulgado pelo IAP nesta temporada, 20 pontos foram considerados impróprios para banho – número que representa mais da metade dos 37 locais monitorados e que é o maior índice de poluição para um início de temporada dos últimos quatro anos.

Serviço: os boletins da qualidade da água dos balneários paranaenses são divulgados semanalmente pelo IAP. A data de divulgação é todas as quartas-feiras, no site www.pr.gov.br/meioambiente/iap (clicar no ícone "serviços e informações" e depois em "balneabilidade"). O boletim de hoje deve ser colocado na internet às 16 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]