• Carregando...
Fabrício Cardoso da Silva teve que recorrer aos vizinhos para conseguir água nesta sexta-feira | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Fabrício Cardoso da Silva teve que recorrer aos vizinhos para conseguir água nesta sexta-feira| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Vários pontos da região central de Matinhos sofrem com falta de água nesta sexta-feira (1.º). O problema no fornecimento acontece por causa de uma oscilação no sistema da Copel de energia elétrica na noite de quinta-feira (31), que fez com que o nível do reservatório do Litoral caísse pela metade. A rede da Sanepar depende da energia elétrica para captação e distribuição da água para os imóveis. Como o pico de consumo de água acontece por volta das 21 horas, o problema só deve ser totalmente corrigido sábado (2) pela manhã, se outros imprevistos não acontecerem.

O professor de Educação física curitibano Fabrício Cardozo da Silva, 30 anos, que sempre passa a temporada em Matinhos, sofre com a falta de água. De acordo com ele, desde o meio-dia de sexta-feira as torneiras do apartamento onde passa a temporada estão secas. No fim da tarde, ele decidiu pedir água para os vizinhos. Encontrou em um hotel que estava com a caixa d'água cheia. Saiu com dois galões de 5 litros. "No final do dia a gente quer tomar um banho, uma água para hidratar e não tem", reclama.

Na quinta, antes da festa de réveillon, começou o problema na distribuição de água do município. De acordo com assessoria de imprensa da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), por causa de uma oscilação de energia entre 20 e 21h30, o sistema de água apresentou falhas e não foi capaz de suprir o alto consumo do município durante a temporada. Como pressão da rede está muito baixa, edifícios, especialmente, estão sofrendo com a ausência de água.

O nível do reservatório da Sanepar no Litoral, que estava cheio antes da falta de luz, chegou a cair pela metade, mas já se encontra a pelo menos 30% da capacidade total. De acordo com a companhia, não há estimativa de quantas pessoas foram afetadas pela falta de água.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]