• Carregando...

Paranaguá - Desde sexta-feira, a Ilha dos Valadares, em Paranaguá, vem reunindo moradores e veranistas para as festividades que homenageiam Nossa Senhora dos Navegantes. Organizada pela comunidade local, a comemoração, com mais de 50 anos, acontece todas as noites, com música ao vivo e barraquinhas de comida.

Um dos destaques da festividade, que faz parte do calendário oficial do município desde 1999, são as apresentações de fandango e cantores locais. "O público cresce ano a ano. Hoje são cerca de 3 mil pessoas que nos visitam todas as noites", conta o padre Carlimar Golçalves Holanda, responsável pela Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes.

O dinheiro arrecadado na comemoração terá como destino as obras de finalização da Igreja Matriz da comunidade que leva o nome da santa e também a continuidade dos trabalhos sociais das pastorais do Idoso e da Criança na ilha. De acordo com o padre, a arrecadação chegou a R$ 28 mil ano passado. "Mas precisamos ainda de R$ 200 mil para a finalização da igreja". O templo acomoda de 600 a 700 pessoas. Com a reforma, a capacidade passsaria para 900.

No próximo domingo acontece o ponto alto da comemoração: a procissão marítima com a imagem da santa. A programação começa com uma missa às 8h30, com a presença do bispo de Paranaguá, dom João Alves dos Santos. Em seguida, às 9h30, a imagem é transportada de barco em comitiva até a Ilha da Cotinga, onde o bispo abençoará as embarcações.

Dali a imagem faz o caminho de volta. Depois da cerimônia, às 11h30, haverá um churrasco e sorteios de prêmios. O dia fecha com outra missa às 20 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]