• Carregando...

Se divirta

Sabe aquela caixa cheia de fotografias que tem para organizar e colocar em álbuns? Façam juntos.

Monte um quebra cabeça gigante.

Coloque uma música animada para tocar e faça todos dançarem. Se puderem ir mais longe, inventem uma coreografia da família.

Reúna os livros preferidos da criançada e façam uma sessão de leitura.

Monte uma tenda na sala para eles se divertirem com um acampamento.

Organize uma "caça ao tesouro". Esconda objetos pela casa inteira e faça com que as crianças os procurem, dando dicas de como encontrá-los.

Prepare um kit com desenhos para colorir, lápis de cera, revistas velhas para recortar, cartolina, tesouras, cola.

Faça um lanche e deixe as crianças ajudarem na montagem.

Faça um festival de jogos de tabuleiro, vale tudo. Só lembre verificar a idade recomendada para o jogo.

Assistam filmes em DVD juntos.

As férias escolares estão terminando, as crianças estão ansiosas e os pais nervosos. Com a maioria das escolas particulares começando o ano letivo na próxima segunda-feira (7), e com a volta dos alunos da rede pública de ensino na terça-feira (8), é o momento certo de aproveitar os últimos momentos de descanso.

No litoral do Paraná, a última semana de férias da criançada não está sendo aquilo que todos esperavam. A chuva, que começou na última quarta-feira (2) e deve ir até sábado (5) não estava nos planos e está atrapalhando os programas familiares. Mas apesar dos brinquedos de areia e pranchas estarem encostadas na parede da casa, não é o fim do mundo.

De acordo com a doutora em Educação Evelise Maria Labatut Portilho, professora de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), é normal que as crianças fiquem mais ansiosas neste período. "Elas estão terminando um período que consideram agradáveis, as férias. Além disso, elas criam expectativas. Querem saber quem é o novo professor, os novos colegas. E isso gera certa ansiedade", afirma.

O fato da última semana de férias no Litoral do Paraná não ser tão ensolarada, ajuda a agravar a situação. "A praia significa ar livre. E a chuva é justamente o contrário. A criança se sente presa, incomodada, a chuva, ficar dentro de casa, os deixa agoniados", diz.

A participação dos pais nesta hora é fundamental, explica a professora. "Os pais devem procurar alternativas de lazer para as crianças, jogos, brincadeiras. Apenas o fato de ficar junto com elas, dando atenção, melhora a situação", explica.

Enquete

O projeto Verão quer saber qual sua atividade preferida na praia nos dias de chuva. Clique e participe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]