• Carregando...
Mateus, 4 anos, e Gabriele Fávaro Cassiano, 8 anos, se deliciam com o milho verde e a água de coco, boas opções de lanche, segundo os especialistas | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Mateus, 4 anos, e Gabriele Fávaro Cassiano, 8 anos, se deliciam com o milho verde e a água de coco, boas opções de lanche, segundo os especialistas| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Alerta

Na hora de escolher os alimentos é bom levar em conta as calorias e a composição. Veja alguns dos itens que mais fazem sucesso:

Sinal Verde

São alimentos leves e saudáveis. Na hora do lanche na beira da praia, dê preferência para essas delícias que fazem bem ao organismo e não engordam. Podem ser ingeridos todos os dias.

Água de coco – 40 kcal (200ml)

Opção pouco calórica para evitar a desidratação. Por ser fonte de minerais como sódio e potássio é excelente para o verão. Repõe rapidamente esses nutrientes perdidos na transpiração. Rica também em cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro.

Milho-verde – 80 kcal (uma espiga)

Boa pedida para a hora que bate aquela fominha no meio da manhã ou da tarde. É mais saudável por ser cozido. Fonte de carboidratos, fibras, proteínas. Tem betacaroteno, vitamina B, vitamina C e sais minerais. A caloria do alimento não é vazia, fornece nutrientes para as funções essenciais do corpo.

Veja todos os ítens

Para muitos, no planejamento de um dia na areia não pode faltar o dinheiro para as delícias que são vendidas na beira do mar. Parece até que praia não é praia se não tiver um petisco gostoso para beliscar no meio da manhã ou da tarde. Água de coco, milho cozido e picolé são alguns itens que compõem a lista dos alimentos consumidos nos momentos de lazer perto do mar.

O problema é que esses petiscos podem resultar em quilos a mais e botar toda a preparação para o verão a perder. Para quem quer fugir dessa ameaça, Marcella Garcez Duarte, médica nutróloga e representante da Associação Brasileira de Nutrologia no Paraná, explica que alguns alimentos merecem mais atenção. "Verão pede comida mais leve. No calor não precisamos de muitas calorias para manter a temperatura do nosso corpo. Quem não quer engordar precisa ficar de olho no consumo de frituras, alimentos mais calóricos e também prejudiciais a saúde", indica. Segundo a médica especialista em nutrição, o melhor é dar preferência aos cozidos ou assados.

Outro item da lista que deve ser consumido com moderação é a bebida alcoólica. "Além de ter muita caloria, é um perigo por causar desidratação. Em ambientes quentes, as pessoas perdem muita água pela transpiração. O álcool faz com que elas urinem mais e percam ainda mais líquido", explica.

Para as horas que a fome bater, Marcella sugere lanchinhos trazidos de casa. "As pessoas podem encher uma caixa térmica com frutas inteiras, sanduíches sem maionese, barras de cereais e muita água", recomenda a médica.

Comilança

Em um passeio na praia é impossível não perceber a comilança, principalmente perto do almoço. "Meio dia, quase fico louca para atender todos os clientes. A preferida? Tapioca de coco com leite condensado", diz a ambulante Léia Pereira que vende, em média, 150 unidades da iguaria baiana diariamente, em Caiobá.

Entre os veranistas, é quase unanimidade: é muito difícil resistir às tentações. "A gente sabe que não está certo. Cuido o ano todo, mas quando chego na praia quero mais é aproveitar", diz Poliana Pinheiro Cadamuro, 21 anos, nutricionista de Ibiporã, no norte do Paraná. Mas há quem consiga manter o regime. Maria de Lurdes Massera, 53 anos, faz todo um dia um lanchinho saudável para ela e a filha. "Eu preparo frutas e muita água. Já perdi 20 quilos e quero perder mais", diz a comerciante aposentada de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]