• Carregando...
 | Priscila Forone / Gazeta do Povo
| Foto: Priscila Forone / Gazeta do Povo

Sinal verde para eles

Encha o prato com os alimentos funcionais, que não só nutrem como ajudam o organismo a reparar os estragos das festas e do tempo

- Verduras, peixes, oleaginosas e derivados de soja – Para os nutricionistas, este é o quarteto que nunca deveria faltar à mesa. "Verduras como couve-flor, brócolis, acelga e repolho contêm glicozinatos, que ajudam a prevenir o câncer e o colesterol ruim, mas é importante ressaltar que as verduras devem ser orgânicas, pois o agrotóxico é extremamente prejudicial à saúde", diz a nutricionista Débora Maria Russo.

- Peixes – Prefira os que contêm ômega 3, um poderoso aliado no combate ao câncer, além de ajudar na reposição hormonal. "Nessa época do ano, as pessoas costumam comer muito churrasco, mas seria bom mudar o cardápio e substituir a carne por peixe, até porque os gases do carvão e a crosta que fica em cima da carne podem ter ação cancerígena. Fora isso, a oferta de peixes é grande no Litoral e o preço pode compensar", comenta a nutricionista.

- Oleaginosas – Castanhas e sementes, que costumam aparecer à mesa nessa época do ano, também são uma boa pedida. "Elas contêm bastante energia, potássio e nutrientes. Mas consuma com moderação, pois algumas, como o amendoim, são muito calóricas", explica Débora. A soja, alimento rico em proteína, deve ser aproveitada não só por seus benefícios, mas também pela sua facilidade de preparo ela está disponível no mercado em forma de sucos, leite e até como substituto à carne. (VP)

  • A estudante Juliana Juraski consome quase dois litros de água por dia

Natal, ano-novo e a temporada de praia combinam com comida boa e muitos brindes. O único problema é que a grande maioria se farta de gordura, álcool e carboidratos, que, no fim das contas, podem causar alguns estragos ao organismo. Este período pós-festas e com boa parte das férias ainda pela frente é perfeito para uma desintoxicação completa e para aprender de uma vez por todas a ficar de olho no que se come, e, principalmente, no que se bebe.

A tarefa não é tão difícil. O primeiro passo é lançar mão dos alimentos funcionais – que ajudam a manter o corpo em forma, a desintoxicar e a hidratar o organismo e ainda a combater o envelhecimento e uma série de doenças. "Existem vários alimentos que se enquadram nessa categoria, como frutas, verduras, legumes, peixes e, claro, água e suco de frutas", explica a nutricionista Débora Maria Russo.

Nesta lista, aliás, água e sucos têm papel de destaque. "A água cumpre várias funções dentro do organismo. Ela ajuda a eliminar toxinas e gordura, hidrata, repõe os minerais e os distribui por todo o corpo", esclarece a nutricionista especialista no desenvolvimento de produtos com água mineral Ana Caroline Hezel. "Quem não consome água em quantidade, principalmente no verão, pode sobrecarregar os rins, o que pode causar edemas." Sobre aquela famosa regra de consumir dois litros de água por dia, Ana Caroline explica que há na verdade um cálculo sobre a quantidade, que varia de acordo com o peso. "O ideal é que se consumam 35 mililitros por quilo de peso. Mas consumir bastante água nunca é demais."

Os sucos também têm grandes benefícios para o organismo, ainda que muita gente torça o nariz para as versões mais calóricas e prefira se render aos refrigerantes. "Nessa época do ano as pessoas comem alimentos muito salgados. Isso é prejudicial, pois o sal retém muito líquido, provoca inchaço e mal-estar. Nesse caso, as frutas de ação diurética, como melancia, melão e laranja, e os sucos feitos com água são uma boa opção pra quem quer emagrecer e eliminar as toxinas do corpo", explica Débora. Além disso, as frutas são ricas em fibras, nutrientes, vitamina C e contêm flavonoides, que possuem ação antioxidante e ajudam a combater o envelhecimento das células.

A estudante Juliane Juraski, de 18 anos, é viciada em água e sucos, principalmente os de acerola, abacaxi e laranja. Na praia, ela chega a consumir cerca de dois litros de água, fora os sucos preparados em casa. "Não gosto muito de refrigerantes. Ando sempre com água na bolsa e bebo suco quase todo dia", conta. Os pais, a auxiliar de enfermagem Anelize Sphair e o bancário Mário Celso Juraski, acompanham a filha no gosto. "Mas, de vez em quando, bebemos uma cervejinha", admite a mãe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]