• Carregando...

A Ilha do Mel completou a sua capacidade máxima de 5 mil visitantes por volta do meio-dia desta segunda-feira (15). Mas como o fluxo de visitantes que entram na ilha é praticamente o mesmo dos que deixam o local, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) não vai fechar as entradas da ilha.

"Por sorte, atingimos a lotação em um horário em que havia pouca gente entrando. E já recebemos a confirmação de três excursões, com aproximadamente 300 pessoas, deixam o local esta tarde", falou o coordenador do IAP na Ilha do Mel, Paulo Sérgio Nogueira.

Calcula-se que cerca de 4 mil pessoas fiquem na ilha durante os cinco dias de folia. As mil vagas restantes, explica Nogueira, são de turistas que passam um ou dois dias de visitação, o que permite manter as balsas operando normalmente. O limite de visitantes foi criado para garantir a preservação dos seus ecossistemas naturais

Em anos anteriores, a lotação da ilha acontecia logo nos primeiros dias do carnaval. Este ano, porém a Ilha do Mel sofreu com a baixa procura pelas pousadas para o carnaval e o limite para visitação foi atingido apenas no terceiro dia da festa momesca.

Um dos motivos para a baixa procura, estima a Administradora da Ilha do Mel Suzi Albino, foram as fortes chuvas em São Paulo no mês de janeiro. "Muitos dos nossos visitantes sofreram com as enchentes e não puderam se programar para o carnaval", diz.

Quem pretende visitar a unidade de conservação deve planejar o passeio com antecedência. O IAP orienta os turistas a ligarem para o Terminal de Embarque de Pontal do Sul (41-3455-1144) ou acessarem o site da Operação Viva o Verão antes de programarem a ida à ilha.

Taxas

As barcas saem do terminal de embarque de Pontal do Sul a cada 30 minutos, das 8 às 20 horas. A taxa de embarque é de R$ 23 (ida e volta). Já se o turista quiser chegar à ilha embarcando em Paranaguá a taxa será de R$ 27 (ida e volta). As pessoas com menos de 10 anos e maiores de 60 anos não pagam a tarifa. Moradores da ilha com imóveis regularizados no IAP e servidores públicos do local também estão isentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]