• Carregando...

Veranistas sofrem com falta de água no litoral do PR

O calor intenso e a grande quantidade de pessoas no litoral - a estimativa da Polícia Militar é de que quase 2 milhões de pessoas passaram a virada nas praias do Paraná - provocam falta de água em algumas regiões do litoral.

Por enquanto, as regiões mais afetadas foram as dos balneários Mirim e Coroados, em Guaratuba, Gaivotas e Monções, em Matinhos, e de Ipanema e Pontal do Sul, em Pontal do Paraná.

Leia matéria completa.

O alto nível de umidade e as temperaturas elevadas, quase na casa dos 40°C, têm levado os veranistas que curtem o Litoral do Paraná a enfrentarem um calor excessivo. Isto porque estas duas condições juntas fazem com que a percepção da temperatura ultrapasse os valores indicados nos termômetros. Ou seja, quanto mais quente e mais úmido, maior a sensação térmica de calor.

Nesta quinta-feira (2), por exemplo, os municípios de Guaraqueçaba e Paranaguá registraram durante a tarde temperaturas de em torno dos 38°C. Somou-se a isso o alto nível de umidade relativa do ar – que nada mais é do que a medição de vapor d'água na atmosfera – e pronto: a sensação térmica nestes locais ultrapassou os 50°C.

A aposentada Lurdes Ferreira, de 68 anos, veio com a família para Matinhos no dia 29. De lá para cá, sofreu com os dias de calor intenso. "Estava tão quente que alguns dias não viemos nem para a praia, ficamos dentro de cada na sombra", diz. Tanto ela quanto os netos crianças se sentiram enfraquecidos pelo calor e chegaram até a ir ao médico. Agora, aproveitam os dias após as chuvas, que são um pouco mais frescos, para ir para a praia. "É uma delícia quando vemos que vai começar a chover", finaliza Lurdes.

Para enfrentar o calor, o analista de sistemas Gustavo Ramos teve até que comprar um novo ventilador para a família. "A gente está dormindo com mais de um ventilador por quarto, com as janelas abertas e tudo", conta. Durante o dia, ele se refresca no mar: "a melhor coisa para passar o calor é mergulhar", diz.

O calor abundante foi registrado em todo o Litoral, mas o excesso ficou mesmo para Guaraqueçaba e Paranaguá, que estão em área cercadas de água. "[As duas cidades] estão praticamente dentro d'água, então a umidade é muito alta e por isso que eleva muito a sensação térmica. É aquela regra: quanto mais alta a umidade e mais alta a temperatura, maior a sensação térmica", explica o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar Lizandro Jacóbsen.

Não quer dizer, no entanto, que demais cidades da região não enfrentaram sensações altas. Em Matinhos e Morretes, a sensação de calor ultrapassou os 40°C – calor bem acima do normal para quem é acostumado com as temperaturas mais amenas do Sul do país.

Para esta sexta-feira, a previsão é de calor mais "contido". Ainda que as máximas fiquem em torno dos 35°C na região, a presença de nuvens durante o dia deve dar um pouco de alívio para os veranistas, em comparação com o calor dos últimos dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]