• Carregando...
João Trajano Alves, um dos sete pescadores citados no livro Baía de Guaratuba: peixes e suas histórias | Instituto Guaju
João Trajano Alves, um dos sete pescadores citados no livro Baía de Guaratuba: peixes e suas histórias| Foto: Instituto Guaju

Um livro que será lançado neste sábado (17), às 20h30, no salão comunitário da Capela de Caieiras, contará a história de sete pescadores da Praia de Caieiras, em Guaratuba. A obra, intitulada Baía de Guaratuba: peixes e suas histórias, dos zootecnistas Márcio Nascimento e Rodrigo Bertoli - membros da ONG de caráter sócio-ambiental Instituto Guaju - pretende mostrar o conhecimento dos pescadores João Trajano Alves, Melício Torquato Filho, Ivo Chiodine, Hélio dos Santos, João Carlos Floriano da Costa, Bento Pereira Filho, Agenor Gabriel Linhares sobre a natureza e a relação com o meio ambiente.

"Queremos resgatar a cultura local pelas histórias desses pescadores", afirma Fabiano Cecílio da Silva, diretor executivo do Instituto Guaju, ONG que é responsável pela produção e organização da obra.

O livro apresenta noções de desenvolvimento sustentável e preservação ambiental e traz fotos e curiosidades sobre 30 espécies de peixes. "A idéia é apresentar um pouco do cotidiano desses pescadores e o cuidado deles com o meio ambiente", explica Silva. A tiragem da obra será de 5 mil cópias, que serão distribuídas nas escolas municipais de Guaratuba.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e empresários locais financiam o livro. Para conhecer uma prévia da obra, acesse o site http://www.bill.com.br/peixes.pdf.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]