• Carregando...
Após 30 dias, coleta voltou ao normal no último sábado (27) | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Após 30 dias, coleta voltou ao normal no último sábado (27)| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

A coleta do lixo em Guaratuba voltou a ser feita na sexta-feira (26), após o secretário estadual de Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, se comprometer a regularizar a situação até as 18 horas desse sábado (28) - ele chegou a dar o telefone no ar em entrevista ao telejornal Paraná TV 1.ª edição. Há 30 dias a cidade enfrentava problemas na coleta.

No fim da tarde, conforme o prometido pelo secretário, o lixo não se acumulava mais na cidade. Na região central, o caminhão do lixo havia passado na tarde de sexta-feira e na manhã de sábado. Já nos bairros mais distantes os caminhões passaram ao longo do sábado.

No bairro Piçarras, o caminhão passou sábado às 8 horas. Mesmo assim, o militar da reserva Otávio Brocco, morador do bairro desde 1961, reclama que desde o resultado das eleições municipais a coleta piorou. "O caminhão passa em uma semana, não passa em outra. Esse período foi o pior de coleta de lixo desde que moro aqui", afirma Brocco.

Mesma reclamação da comercianta Elvira Matoso, que trabalha em um quiosque à beira da praia. "Aqui perto da praia está bem melhor do que na semana passada. Mas onde moro o problema continua", afirma a Elvira.

A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) informa que o lixo que ainda está nas ruas não foi recolhido pelo grande volume que a cidade acumulou nos últimos dias sem recolhimento.

Na temporada de verão, a responsabilidade pela coleta passa dos municípios para a Sema. O secretário culpou as empresas de coleta de lixo por todo o problema. "Tivemos uma dificuldade muito grande nesta licitação (do lixo). Tentamos três vezes, e não conseguimos em nenhuma delas. As empresas paranaenses boicotaram, e por isso contratamos uma empresa de fora, em caráter emergencial", disse o secretário ao Paraná TV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]