• Carregando...
 | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Confira o vídeo da entrevista com Rasca Rodrigues e com Clécio Tkachechen

O secretário estadual do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, comprometeu-se nesta sexta-feira, em entrevista ao Paraná TV 1.ª Edição, a resolver o problema de acumulo de lixo em Guaratuba, no Litoral do estado, até as 18 horas deste sábado (27). O município enfrenta o problema há cerca de 30 dias, e a quantidade de lixo de uma esquina a outra está assustando moradores e turistas. Rodrigues disponibilizou o seu telefone celular - 9973-1129 - à população caso o problema não seja solucionado dentro do tempo previsto.

"Fizemos uma reunião hoje (sexta-feira) pela manhã com toda a equipe da Sudersa (Superintendência de Desenvolvimento e Recursos Hídricos), com a empresa contratada e autorizei que mais 10 caminhões basculantes sejam utilizados na coleta do lixo. Agora entramos em ritmo nornal, temos o pessoal disponível, mas a varreção e limpeza das praias está ok. Tivemos este acontecimento inesperado", disse Rodrigues.

O secretário culpou as empresas de coleta de lixo do Paraná por todo o problema. "Tivemos uma dificuldade muito grande nesta licitação (do lixo). Tentamos três vezes, e não conseguimos em nenhuma delas. As empresas paranaenses boicotaram, e por isso contratamos uma empresa de fora, em caráter emergencial. Não concordamos com a chantagem das empresas, e o boicote se estendeu à mão-de-obra e aos recursos humanos".

Rasca Rodrigues admitiu o problema, prometeu uma solução, e deu o seu telefone celular para que a população faça suas reclamações ou denúncias. "O acumulo de lixo em Guaratuba é de mais de 30 dias sem coleta, segundo relatos de moradores. Não adianta procurar culpados, estamos tratando do problema o mais rápido possível e, se não tiver resolvido até sábado, podem me ligar no meu celular 9973-1129", declarou o secretário.

O discurso de Rodrigues vai contra o que afirmou o secretário de turismo de Guaratuba, Clécio Tkachechen, ao Paraná TV 1.ª Edição. De acordo com ele, o município fez o seu papel e realizou a coleta de lixo até o último dia 19. "A prefeitura realizou a coleta até o dia 19, após isto a responsabilidade era do estado, em razão da Operação Verão. Todo mundo pode ver que o acumulo começou a partir do dia 19", rebateu Tkachechen. O único ponto em que o secretário de Turismo concorda com Rasca Rodrigues é na solução para o problema.

"Tivemos em contato com a empresa, que é de São Paulo e não tem muito conhecimento. A empresa que fazia a coleta também vai ajudar e vai contribuir para que o problema seja solucionado", concluiu.

Secretário havia prometido solução antes do Natal

A situação do acumulo de lixo em Guaratuba é comum nos demais balneários e municípios do litoral paranaense. Em entrevista à Gazeta do Povo, Rasca Rodrigues havia prometido que a coleta começaria na última segunda-feira, e a situação estaria normalizada na véspera do Natal, no dia 24 de dezembro. Passados três dias da declaração do secretário estadual do Meio Ambiente, o problema segue sem solução.

A falta de coleta do lixo desagrada também os comerciantes. Na segunda-feira, o presidente da Associação de Hotéis, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral Paranaense (Assindilitoral), José Carlos Chicarelli, divulgou nota pedindo desculpas aos veranistas pela sujeira que se acumulava no Litoral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]