• Carregando...
Os namorados Pablo da Costa e Juliana Devides não descuidam da boa forma nas férias em Pontal | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Os namorados Pablo da Costa e Juliana Devides não descuidam da boa forma nas férias em Pontal| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Encontre uma academia perto da sua praia

Veja as academias

Precaução

O médico Marcelo Leitão, especialista em medicina esportiva, dá dicas de como se exercitar

Avaliação

- Antes de começar uma atividade física, faça uma avaliação médica, mesmo que a academia não exija. Isso evita que problemas de saúde pré-existentes se agravem com os exercícios.

Orientação

- Procure academias que disponham de profissionais de Educação Física formados, capazes de passar orientações corretas. O risco de se lesionar aumenta com acompanhamento inadequado.

Excessos

- A praia estimula a prática de diversos esportes, mas quem for jogar bola, correr ou nadar na praia após uma sessão de academia fica mais vulnerável a acidentes e lesões.

Alimentação

- Ir para a academia de estômago vazio ou após cometer algum exagero à mesa é totalmente desaconselhável. O ideal é ingerir alimentos leves – como barras de cereais e frutas – antes dos exercícios.

Álcool

- Bebida alcoólica e academia não combinam. O rendimento físico cai muito após o consumo de álcool, que desidrata e provoca alterações na frequência cardíaca. Água é combustível certo para a malhação.

Matinhos - A praia é um ótimo lugar para se correr, nadar ou jogar bola. Mas para muitos veranistas se exercitar na areia não é o suficiente e por isso procuram as academias de musculação no Litoral. Elas su­­prem as necessidades de quem não consegue ficar longe da esteira e dos halteres nem no período de férias.

"Quando soube que tinha uma academia aqui na praia, fiquei superfeliz. Estou adorando", conta a designer de interiores Juliana Devides, 23 anos. Vinda de Marin­gá, no Noroeste do estado, ela passa as férias em Pontal do Paraná com o namorado Pablo da Costa, representante comercial de 26 anos. Os dois malham juntos há seis anos e se matricularam em uma academia logo que chegaram ao Balneá­rio de Pontal do Sul. "A gente faz musculação o ano todo para ficar com o corpo legal e não vai ser agora que vamos pôr tudo a perder", diz Costa, que ainda complementa suas séries de musculação correndo e andando de bicicleta na praia.

Em muitos horários dessas academias, veranistas como Pablo e Juliana são a maioria. Isso porque na temporada boa parte dos moradores das praias que frequentam esses espaços estão trabalhando. "No inverno temos muito mais movimento e a nossa sala fica lotada com moradores do Litoral. Mas no verão, essa redução de alunos é compensada pelo entra e sai de veranistas, que buscam principalmente aulas avulsas e pacotes semanais", diz Leandro Santos, professor de Educação Física e proprietário da Academia Mar a Tona, em Matinhos.

Perfil

Quanto ao perfil dos veranistas que procuram as academias, há tanto os que já fazem musculação, quanto aqueles que ingressam nas aulas por um impulso de verão. Como a estudante de Medicina Veterinária Verena Voget, 22 anos, que aproveitou as férias em Matinhos para retomar os exercícios que andavam interrompidos em Curitiba. "Fazia um bom tempo que eu não frequentava academia. Como nas férias tenho mais tempo livre, decidi voltar. Até fevereiro, espero perder uns cinco quilos", diz ela, que faz musculação e ginástica em uma academia de Matinhos.

Entretanto o também professor de Educação Física e proprietário da Fitness Gold Team, em Guara­tuba, Roberto Castro, enfatiza que academia não faz milagre a quem não se exercita com regula­ridade."Muita gente acha que em um mês vai ficar com o corpo bombado, mas não é assim. Esquecem que o resultado só vem a médio e a longo prazo e que o exercício físico é para ser cultivado por toda a vida, não só no verão", aponta.

Além de ser algo ilusório, buscar o corpo perfeito em pouco tempo é também arriscado, lembra o médico Marcelo Leitão, especialista em medicina esportiva. "A atividade física deve ser incentivada. Mas quem ultrapassa os seus limites e pratica exercícios sem avaliação médica corre risco de acabar com sérios problemas ortopédicos e cardiovasuclares", alerta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]