• Carregando...
Volga Miriam da Silva, fundadora da Arca de Noé, e os gatinhos resgatados nas ruas do Litoral | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Volga Miriam da Silva, fundadora da Arca de Noé, e os gatinhos resgatados nas ruas do Litoral| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Como ajudar

Para participar das ações voluntárias entre em contato com as instituições responsáveis:

Projeto Idosos e Projeto Semeando Arte

Universidade Federal do Paraná – campus Litoral –Departamento de Fisioterapia(41) 3453-6780.

Projeto Prevenção do Abandono de Animais

Associação de Proteção aos Animais Arca de Noé (41) 3453-6502.

Maratona do Lixo

Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (41) 3299-1395.

Quem está de férias no Litoral e não quer deixar a solidariedade de lado pode encontrar algumas opções de trabalho voluntário bem perto da praia. Nos meses de calor, os veranistas têm a possibilidade de participar de projetos e eventos organizados por entidades governamentais e não governamentais.

Uma das opções é a Maratona do Lixo – que faz parte do programa chamado Força Verde Mirim, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, pelo Instituto Ambiental do Paraná e pelo Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde. Na operação, crianças, atletas e veranistas fazem uma corrida ecológica com o objetivo de recolher a sujeira espalhada pelas areias das praias. Na última ação, que ocorreu na Praia de Leste, 800 quilos de lixo foram coletados.

"A ação consiste em dar a crianças carentes de escolas públicas do Estado, entre elas Matinhos, aulas de educação ambiental e inserção social", explica Anor Vicente dos Santos Junior, do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde. O cronograma inclui palestras sobre fauna, flora, recursos hídricos, agrotóxicos e destinação correta de lixo reciclável. "Quem quiser ajudar pode participar dos eventos, principalmente nos mutirões de limpeza das praias", diz Junior.

O câmpus do Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também desenvolve alguns programas com a comunidade local que dependem da ajuda de voluntários. Há um ano e meio, alunos e professores do curso de Fisioterapia dão aulas de alongamento e exercícios de resistência a grupos de idosos que moram em Matinhos. "Fiz novos amigos e parei de sentir dores nas pernas. É muito bom", diz Geraldo Caetano, funcionário público aposentado de 61anos, que há quatro meses frequenta as aulas duas vezes por semana. De acordo com Ana Raquel Silveira Gomes, professora responsável pelo projeto, o espaço está aberto aos voluntários. "Quem quiser participar pode ajudar a preparar as atividades recreativas, a escolher as músicas, enfim organizar as aulas", diz.

Um outro projeto da instituição chamado Semeando Arte desenvolve atividades com idosos moradores do asilo São Vicente de Paula em Paranaguá. "O nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida destes idosos, resgatando a autoestima deles", diz Marília Murta, uma das professoras responsáveis pelo projeto. Segundo ela, o asilo comporta 42 idosos, dos quais 70% merecem cuidados especiais. O espaço tem uma equipe formada por 16 funcionários, um clínico geral, uma fisioterapeuta e alguns outros profissionais atuam como voluntários.

Doe seu tempo aos bichinhos

Trabalhar na conscientização dos veranistas quanto ao abandono de animais de estimação na temporada é um dos trabalhos da Associação de Proteção aos Animais Arca de Noé, que abriga 80 bichos de rua em Matinhos.

Uma das fundadoras da ONG, que existe há dez anos, Volga Miriam da Silva, diz que a quantidade de animais abandonados no Litoral cresce de 10 a 15% depois que o verão termina. "Precisamos de voluntários para trabalhar na educação quanto ao abandono dos bichos. Quem quiser cuidar dos animais recolhidos também é bem-vindo", diz Volga.

A fundadora da entidade acredita que a castração dos gatos e cachorros é a saída para conter a proliferação descontrolada dos bichos e o abandono. "No ano passado, fizemos 600 esterilizações. Cada operação custa caro, por isso precisamos também de doações", explica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]