• Carregando...
Orientação é para que veranista só entre na água onde houver supervisão dos guarda-vidas | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Orientação é para que veranista só entre na água onde houver supervisão dos guarda-vidas| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

Os bombeiros que estão na Operação Verão no Litoral comemoram o Dia do Guarda-Vidas nessa terça-feira (28) com muito trabalho. Do início da temporada, no dia 11 de dezembro, até a última segunda-feira (27), os guarda-vidas fizeram 147 salvamentos no Litoral – aproximadamente nove por dia. Além disso, seis pessoas morreram por complicações ligadas a afogamento – quatro diretamente no mar e duas que chegaram a ser resgatadas com vida, mas faleceram na sequência. Os 700 guarda-vidas que atuam nessa temporada estão espalhados em 105 postos de observação na orla. Além de salvamentos, os guarda-vidas também fazem ações preventivas, como orientações e advertências a banhistas. Até a última segunda-feira (27), foram prestados 20.329 esclarecimentos, sendo 9.246 orientações e 11.083 advertências. Os bombeiros também identificaram e encaminharam aos pais 17 crianças que estavam perdidas nas praias.

O Corpo de Bombeiros ressalta a importância das pessoas seguirem as orientações prestadas ao entrar no mar ou em rios. A primeira delas é para que as pessoas preferencialmente entrem na água onde houver supervisão de guarda-vidas. O banhista também deve respeitar as orientações das placas de advertência espalhadas nas praias.

Outra orientação é para que quem presenciar um afogamento chame o socorro especializado imediatamente em um dos postos de guarda-vidas ou pelo telefone 193. "Dependendo do caso, uma ambulância do Siate se desloca até o local para prestar o atendimento adequado", enfatiza o capitão Leonardo Mendes dos Santos, relações-públicas do Corpo de Bombeiros.

****Veja como evitar afogamentos

- Na praia, procure sempre nadar próximo de um posto de guarda-vidas.

- Pergunte ao guarda-vidas o melhor local para banho.

- Esteja atento para a sinalização das bandeiras nos postos dos bombeiros.

- Atenção com crianças, mesmo quando o guarda-vidas estiver por perto.

- Nade longe de pedras, estacas, piers ou embarcações.

- Evite ingerir bebidas alcoólicas antes do banho de mar.

- Fale com o guarda-vidas somente o necessário.

- A maioria dos que se afogam sabe nadar e julga conhecer o local onde nadam. Não subestime os riscos no mar.

- Cuidado com valas (buracos extensos). Esses locais aparentam falsa calmaria que podem puxar mar adentro.

Fonte: Corpo de Bombeiros

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]