• Carregando...
 |
| Foto:

Prevenção

O diálogo entre pais e filhos é a melhor forma de prevenção contra as drogas. Confira algumas dicas de especialistas para prevenir o contato de jovens e adolescentes com entorpecentes:

- Converse com seus filhos, tire as dúvidas e oriente-os a dizer não, caso alguém ofereça drogas e álcool.

- O diálogo precisa ser um hábito na família. Não deixe para orientar os adolescentes somente antes da viagem, o que pode não ter o efeito desejado.

- Se adolescentes e jovens forem viajar sozinhos, saiba com quem e onde eles vão ficar. É função dos pais impor limites.

- Na ausência dos pais, os filhos têm de ser monitorados, porém, sem que isso se torne cansativo. Os adolescentes não devem ser vigiados durante todo o tempo, podem supor que os pais não confiam neles.

- Oriente seu filho a não ter receio de recuar quando um amigo ou um traficante oferecer drogas ou álcool.

- Se conhecer alguém que seja dependente químico, auxilie-o para que peça ajuda para iniciar o tratamento.

- Caso encontre pessoas com drogas nas praias, denuncie por meio do telefone 181. (Narcodenúncia).

Veja também

A ausência dos pais ou responsáveis durante a temporada de verão, quando muitos adolescentes e jovens viajam para as praias desacompanhados, pode ser a porta de entrada para o mundo das drogas. Por isso a conversa com os filhos é essencial, já que os traficantes veem nessa ausência dos responsáveis o momento oportuno para abordar jovens e adolescentes. "O traficante está onde o público consumidor está. E como nessa época do ano muitos adolescentes e jovens estão nas praias sozinhos, os fornecedores de dogas também se encaminham para o Litoral", reforça o coronel da Polícia Militar Jorge Costa Filho, coordenador estadual do serviço 181 Narcodenúncia. Desde o começo da Operação Verão nas praias, foram presos 34 pessoas e apreendidos cinco menores por tráfico de drogas nas praias.

Segundo o coronel, os pais precisam ter em mente que é pouco eficaz conversar com os filhos sobre o perigo das drogas somente um dia antes da viagem ou já na rodoviária. O adolescente tem de ser orientado na ausência dos pais a dizer não quando um amigo ou um traficante oferecer maconha, cocaína, crack, ectasy, ou qualquer outra droga.

O coordenador do Narcodenúncia também destaca que é fundamental que os pais saibam com quem os filhos vão viajar, qual será o destino deles e o local onde irão se hospedar. "É preciso haver diálogo e confiança. E cabe aos pais também impor limites", alerta o coronel.

Perdeu

O médico Niazy Ramos, professor de Clínica Médica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador do Conselho de Ação para Sustentabilidade (Casem) da Associação Comercial do Paraná (ACP), que promove hoje, a partir das 9h30, na Avenida Atlântica, em Caiobá, uma caminhada de alerta para os riscos do consumo de drogas, enfatiza que esse é um dos períodos em que os traficantes mais aliciam novos usuários. "As pessoas precisam saber que infelizmente não são apenas famílias e pessoas de boa índole que estão nas praias. Por isso é essencial que, mesmo de longe, os pais acompanhem os filhos, saibam o que eles estão fazendo e com quem estão andando", enfatiza Ramos.

A caminhada faz parte da campanha "Perdeu", da ACP. O percurso será de Caiobá para Matinhos. Materiais informativos serão distribuídos em bares, restaurantes, nas praias, nas ruas, no ferryboat e também na Ilha do Mel e em Paranaguá. "Vamos levar prevenção sobre as drogas às praias e também mostrar o que é preciso ser feito para conseguir ajuda para tratar a dependência química. A campanha quer mostrar que quem faz uso de substâncias psicoativas sempre perde alguma coisa", disse Ramos. No Litoral, as ações contam com o apoio das associações comerciais de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Paranaguá.

O médico psiquiatra José Leão de Carvalho Júnior, da Clínica Nova Esperança, que trabalha com a recuperação de dependentes químicos em Curitiba, também enfatiza que a educação é a melhor forma de prevenção. "A conversa precisa se tornar um hábito na família. Muitos pais ainda acreditam que não falar sobre o tema é a melhor solução, mas devem saber que não é. A informação é o melhor meio de prevenção", reforça o psiquiatra.

Serviço:A caminhada da campanha "Perdeu", da ACP, começa às 9h30, na Avenida Atlântica em Caiobá. Durante o passeio, serão distribuídos folhetos informativos sobre a prevenção às drogas e e de como os dependentes químicos podem buscar ajuda. Mais informações no site www.perdeu.org.br. Para fazer denúncias sobre tráfico de drogas, ligue para o serviço Narcodenúncia 181.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]