• Carregando...
Chiah adaptou parte do cardápio dos antepassados libaneses ao gosto brasileiro | Priscila Forone / Gazeta do Povo
Chiah adaptou parte do cardápio dos antepassados libaneses ao gosto brasileiro| Foto: Priscila Forone / Gazeta do Povo

Homus

A pasta de grão de bico é uma das especialidades do restaurante Beduíno, de Ahmed Osman Chiah

Veja a receita completa

Fettuccine ao molho de ervas finas

A receita é da Cantina do Nono e, segundo o proprietário Celso Malucelli, é um dos pratos mais pedidos pelos veranistas

Veja a receita completa

  • No restaurante de Celso Malucelli todas as massas são feitas artesanalmente

Beirutes de pão sírio e guacamole com tortillas figuram tranquilamente ao lado de casquinhas de siri e companhia. Junto dos restaurantes badalados de comida de praia há, aqui pelo Litoral do Paraná, casas que guardam os segredos gastronômicos de famílias que vieram de muito longe, como é o caso do restaurante árabe Beduíno, em Matinhos. O proprietário Ahmed Osman Chiah, 33 anos, tem no cardápio algumas receitas tradicionais dos antepassados libaneses adaptadas ao paladar brasileiro. A esfirra de frango, requeijão e queijo foram adaptações que ganharam a clientela de Matinhos e fazem sucesso durante a temporada. "No Líbano só existe a esfirra de carne", afirma Chiah. Já baba ganush (pasta de berinjela), beirute e chauarme (sanduíches de pão sírio), charutos de repolho e quibes seguem a receita original.

Além da gastronomia, Chiah destaca a vodca árabe, conhecida como arak, como pedido garantido pelos clientes. "A bebida é transparente, mas em contato com o gelo se torna branca e, por isso, muita gente chama de leite de camelo", explica Chiah.

Outro recanto tradicional é restaurante italiano Cantina do Nono, em Matinhos. O proprietário Celso Malucelli, 51 anos, explica que os avós dele vieram em 1877 da Província Vicenza, na Itália, região com 3 mil habitantes. De lá para cá algumas receitas da família foram modificadas e outras inventadas. "Temos o nhoque com molho de queijo de búfala que é uma invenção nossa e que faz muito sucesso", comenta Malucelli. As massas são produzidas artesanalmente e as pizzas assadas ao forno à lenha. "Haja farinha para cozinhar tudo. Usamos quase 600 quilos de massa nas pizzas e nos pratos durante a semana", relata.

Roteiro

A seguir, confira alguns restaurantes de comida internacional no Litoral do Paraná

Árabe

Restaurante Beduíno. Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 888, Matinhos, fone (41) 3453-1752. Atendimento: todos os dias, das 17 horas à meia noite.

Italiano

Cantina do Nono. Rua Albano Muller, 194, Matinhos, fones (41) 3453-1606 e (41) 3453-2627. Atendimento: todos os dias, das 18 à 1 hora.

Francês

Le Bateau. Rua Julia da Costa, 185, Paranaguá, fones (41) 3721-9000 e (41) 3423-2123. Atendimento: de segunda a sábado das 12 às 15 horas e das 19 às 23 horas.

Mexicano e japonês

Porto Beach Fun. Rua XV de Novembro, 81, Guaratuba, fone (41) 3472-3238. Atendimento: de quarta a domingo, das 19 horas até o último cliente.

* * * * * *

A pedidos, os dois revelaram algumas de suas especialidades, que você confere nos quadros ao lado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]