As cidades do Paraná, que enfrentem uma onda de calor neste mês de fevereiro, tiveram mais um dia muito quente nesta terça-feira (7). O recorde do estado foi registrado em Cerro Azul, que fica na região metropolitana de Curitiba, com 39,9°C. Por causa da umidade alta, a sensação térmica no município chegou a 44°C.
Na capital paranaense, os termômetros repetiram a segunda maior temperatura do ano, registrada na segunda-feira (6): 33,5°C. Segundo o Simepar, entretanto, a sensação térmica em Curitiba foi a mesma da temperatura, porque a cidade teve umidade relativa do ar menor do que nos dias anteriores. Por volta das 15h, o índice de umidade chegou a ficar abaixo dos 40% no município.
O Litoral também teve um dia de muito calor. Em Guaratuba, a máxima chegou aos 32°C e em Antonina, uma das cidades mais quentes da região, os índices chegaram a 36,5°C. No interior do Paraná, os municípios de Paranavaí e Foz do Iguaçu também tiveram temperaturas acima dos 35°C.
Durante a tarde, segundo o Simepar, o calor e a umidade provocaram chuvas isoladas em algumas cidades da faixa leste do estado, principalmente em municípios próximos a Curitiba e no Litoral.
Tempo muda
A chuva deve voltar com mais intensidade e espantar o calor a partir de quinta-feira, com a chegada de uma frente fria ao estado, segundo o Simepar. Por causa da chuva, as temperaturas ficam mais amenas no Paraná, mas o calor continua. A previsão para quinta-feira (9) em Curitiba é de máxima de 27°C. No Litoral, os termômetros ainda marcam 32°C no mesmo dia.
De acordo com o Simepar, a chuva deve continuar no setor leste do Paraná até o fim de semana, mas na forma de pancadas mais rápidas, provocadas pelo calor.



