• Carregando...
 | Valterci Santos/Gazeta do Povo
| Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo

Orientações

Cuidado ao descolorir

Antes de fazer a descoloração é necessário testar o produto em uma pequena parte do corpo (atrás da orelha ou na parte interna do braço), para eliminar a chance de alergia. O produto também não deve ser aplicado na pele lesionada. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, estabelece o limite máximo da água oxigenada em 13 volumes, ou 4%.

O uso dos descolorantes no sol, mesmo no caso daqueles que indicam tal manuseio no rótulo, é refutado pelos dermatologistas. "O sol pode potencializar uma reação adversa da pessoa ao produto, por isso o melhor é evitar essa exposição", afirma a dermatologista Luciana Esmanhoto.

Apesar da luta dos dermatologistas para conscientização sobre os efeitos nocivos do sol, o corpo dourado ainda é modelo de beleza da mulher brasileira. Se para algumas os pelos claros são uma alternativa à depilação, para outras são uma forma de intensificar o bronze do verão, dando um ar de garota de praia. A aplicação dos produtos para clarear os pelos, feitos à base de água oxigenada, pode ser feita em casa ou nos salões de beleza, que vendem o serviço com o nome de banho de lua.

Segundo Sueli Monteiro, proprietária do Sueli & Osmar Salão e Estética, de Guaratuba, o preço varia de acordo com a quantidade de produto usada. "Aqui faço o banho de lua completo a partir de R$ 80". É possível, no entanto, achar o serviço por menos, como no caso do salão Espaço Vip, em Matinhos, onde o preço é R$ 45. O efeito dura de 45 a 60 dias.

Se a descoloração dos pelos exige apenas alguns cuidados para não causar danos à pele, o visual bronzeado vai contra as recomendações dos dermatologistas. "No início do século 20 uma capa da revista Vogue trazia um mulher fumando e o título ‘Mulher tem de ser magra’. A luta contra o cigarro, pelo menos neste aspecto da beleza, nós já vencemos, mas a cultura do corpo moreno não", diz a médica dermatologista do Hospital Evangélico de Curitiba Anelise Roskamp Budel, para quem o melhor mesmo é não se bronzear. "Isso só aumenta os riscos de câncer de pele, fora o envelhecimento precoce. O ideal é que cada mulher se aceite com o seu biotipo."

Os cremes autobronzeadores são a alternativa indicada pelos médicos tanto para o bronzeamento quanto para manter uma corzinha. "Como os cremes de mercado são mais fortes e, com a aplicação incorreta, a pessoa acaba ficando com a mão ou o cotovelo manchado, eu receito um hidratante de manipulação com autobronzeador de menor concentração", diz a também dermatologista Luciana Dorigo Kucharski Esmanhoto.

Para quem, mesmo contra as recomendações, já pegou uma cor e quer manter o visual até o fim do verão, os cuidados são os mesmos que devem ser tomados durante a estação: protetor solar (com FPS 30 para peles claras e FPS 15 para as morenas) e hidratação (por fora, com loções, e por dentro, com a ingestão de dois litros de água por dia). "Muita gente acha que um protetor com esses fatores elevados vão contra o bronzeamento, mas não é nada disso. Eles protegem a pele, retardando os danos rápidos à pele, como o descascamento", explica Anelise que faz mais um alerta: se após o verão houver alguma mancha ou pinta que não estava lá é indicada uma visita ao médico.

Comer alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura e acerola, também ajuda a manter a pele morena. A substância se transforma em vitamina A no corpo, agindo na recuperação da pele e na formação da melanina, pigmento que confere o bronzeamento.

* * * * * *

Interatividade

Você tem alguma dica para manter a pele e os pelos dourados mesmo depois do Verão?

Escreva para verao@gazetadopovo.com.br ou deixe o seu comentário abaixo.

Sua sugestão pode ser incluída no Site do Verão.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]