• Carregando...
Veranistas tinham mais espaço na areia de Matinhos ontem | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Veranistas tinham mais espaço na areia de Matinhos ontem| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Praias mais vazias, menos congestionado no trânsito e comércio mais tranquilo. Sinais de que grande parte da multidão de 2,2 milhões de pessoas que, segundo a Polícia Militar (PM), circulou pelo Litoral no feriado de réveillon já não está mais nas praias.

De acordo com a PM, pelo menos 80% dos 580 mil veículos que foram ao Litoral desde o começo da temporada, em 19 de dezembro, já subiu a serra. Ou seja, a estimativa é de que 1,8 milhão de pessoas deixou as praias até ontem.

Para o comerciante Antônio José da Silva, que mora em Ma­­tinhos há 27 anos, a queda brusca nas vendas prova que o movimento realmente diminuiu. "Antes eu vendia seis dúzias de garrafas de água por dia. Hoje (ontem) só saíram três", conta. A professora Jussara Falavigna, que passa férias na cidade, também sentiu a diferença. "Era impossível andar de carro, mas agora já está bem mais calmo", diz.

O número recorde calculado pela PM é feito com auxilio do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), ferramenta do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), com a qual é possível calcular a média de pessoas por veículo no estado. "Pegamos o número de habitantes do estado e dividimos pela quantidade de veículos que circulam pelas praias", explica o tenente Luiz Carlos Lemos Junior, do Batalhão Rodoviário, que organiza os dados. Depois, o nú­­mero obtido, no caso, 3,8 pessoas, é multiplicado pelo número de carros que descem à praia, chegando aos 2,2 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]