• Carregando...

Dados do segundo boletim de balneabilidade divulgado ontem pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) mostram que 28 dos 43 pontos avaliados estão liberados para banho. O último boletim, divulgado no dia 16 de dezembro, apontava 31 pontos em situação regular. Ou seja, agora são quatro pontos impróprios a mais, todos na Ilha do Mel: Praia do Farol, Praia de Fora, Praia Grande e um ponto em Encantadas. Em compensação, o ponto em frente ao Sesc de Matinhos melhorou e tornou-se próprio para banho neste último boletim. Em relação a 2008, os números dos dois primeiros boletins de 2009 são otimistas.

O primeiro e segundo boletins do ano passado apontavam 35 e 32 pontos impróprios, respectivamente, dos 43 analisados.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, a piora da situação se deve às chuvas dos últimos dias, ao sistema de tratamento de esgoto ineficiente e à baixa capacidade de retenção do esgoto por parte das fossas. Fora isso, o aumento do número de veranistas contribuiu para o problema.

O procedimento utilizado na avaliação faz comparativo entre as últimas cinco amostras coletadas em 43 pontos analisados semanalmente. É considerado impróprio para banho o ponto que apresentar resultado superior a duas mil bactérias de Escherichia coli (E. coli) por 100 milímetros, ou quando duas ou mais amostras apresentam índices superiores a 800 E. coli por 100 milímetros. Os pontos monitorados são aqueles com maior fluxo de pessoas, e o perímetro considerado inadequado corresponde ao trecho 100 metros à esquerda e 100 à direita da bandeira de sinalização.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]