• Carregando...
Ao final da temporada, serviço de coleta volta a ser de responsabilidade dos municípios do Litoral | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Ao final da temporada, serviço de coleta volta a ser de responsabilidade dos municípios do Litoral| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Dúvidas

O veranista que tiver dúvidas pode ligar para as empresas que farão a coleta ou para o Instituto Paranaense das Águas (Suderhsa), que – em conjunto com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) - administra a coleta.

Paviservice (Paranaguá, Pontal do Paraná e Ilha do Mel) - (41) 7813-9189

Transresíduos (Guaratuba) – (41) 3472-2825

Sotil (Morretes, Antonina e Matinhos) – (41) 3473-0333 Instituto Paranaense das Águas (Suderhsa) – (41) 9217-1218

O volume de lixo produzido nas praias do Paraná nos primeiros 20 dias desta temporada é 13,44% do que no mesmo período do ano passado. Até o momento já foram recolhidas 4.215 toneladas, de acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Os dados se referem ao período de 16 de dezembro até segunda-feira (4). O município de Matinhos foi o que teve a maior geração de resíduos, foram 1.763 toneladas, o que representa aumento de 12,88%. Já Pontal do Paraná foi o que teve o maior acréscimo na produção de lixo, em comparação com a temporada passada. O aumento foi de 17% e até o momento foram 1.456 toneladas recolhidas de lixo. E em Guaratuba foram 1.589 toneladas de lixo, montante 11,60% superior a temporada passada, de acordo com a Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo estadual.

Com relação ao ano-novo, foram coletadas 300 toneladas em cada um dos três municípios nos dias 31 e 1º. Entre 31 e 3 de janeiro a coleta de lixo nas três cidades foi cerca de 18% maior do que no ano passado.

De acordo com a Sema, não houve problemas como no passado porque uma área de transbordo em Matinhos que foi cedida pela prefeitura da cidade. A área de transbordo funciona da seguinte maneira: o lixo é recolhido e depositado em um local intermediário durante o dia, e à noite os resíduos são levados para o aterro de Pontal do Paraná.

Já sobre o atraso na coleta que houve em Matinhos no ano-novo, a Sema disse que ocorreu por causa do grande movimento de veículos no Litoral e que a questão já foi normalizada.

Coleta de lixo

Ao todo, 40 caminhões fazem a coleta do lixo doméstico e reciclável. As cidades que fazem parte do primeiro lote de coleta são Pontal do Paraná e Paranaguá, além da Ilha do Mel, e a empresa responsável é a Paviservice. Já o segundo lote é composto pelo município de Guaratuba, que tem o lixo recolhido pela Transresíduos. E do terceiro lote fazem parte Antonina, Morretes e Matinhos, e a empresa que faz a coleta será a Sotil. Os caminhões recolhem os resíduos diariamente nas áreas centrais de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Já nos bairros mais afastados e nas outras cidades a coleta será feita em dias alternados.

A orientação para os veranistas é para que coloquem o lixo para fora dos imóveis entre 18 e 6 horas, visto que a coleta começará às 6 horas. Dessa forma, o lixo não ficará espalhado pelas calçadas nos horários em que não houver o recolhimento. "Pedimos que as pessoas não deixem os resíduos no chão, evitando o acesso de animais e que o lixo transborde para rua", afirmou Rasca, em entrevista à Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo estadual.

Já a coleta do lixo reciclável, a coleta é feita em Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Paranaguá das 6h30 às 16 horas. A coleta dos materiais recicláveis é feita seis vezes por semana. A orientação para a população é para que coloque esses materiais em sacolas com cores diferentes das que são colocados os resíduos domésticos. Os materiais recicláveis também poderão ser entregues aos 586 agentes ambientais que fazem parte do programa Nossa Praia é Limpeza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]