• Carregando...
 |
| Foto:

Emergência

O que ajuda realmente a limpar o organismo

- Intercalar bebida alcoólica com água pode ser uma boa escolha, pois ajuda a diminuir o consumo do álcool. Vale também água com gás, água de coco e suco de frutas pra manter a hidratação.

- Manter-se bem alimentado é outra dica que pode evitar a famosa dor de cabeça depois. O álcool pode afetar a concentração da glicose no sangue e no cérebro, podendo provocar dor de cabeça.

- Estimulantes como café, chocolate, refrigerantes e banho gelado podem não ajudar no alívio dos sintomas da ressaca. Essas manobras ajudam a deixar a pessoa acordada, mas com os mesmos prejuízos de coordenação e condução.

Santo remédio

Para se recuperar dos excessos de bebida e comida, a nutricionista Lili Purim Niehues recomenda dieta à base de alimentos de fácil digestão, muita água e um isotônico de acerola, que você confere a seguir:

Ingredientes

200g de acerola;3 colheres de sopa de maltodextrina sem sabor (tipo de carboidrato que fica entre a glicose e o amido);2 colheres de sopa de açúcar;1 pitada de sal.

Preparo

Coloque os ingredientes no liquidificador, complete com água até dar um litro. Bata, coe e consuma gelado.

Se ontem à noite não foi possível resistir ao segundo prato, ao rodízio caprichado de sobremesas e àquele drinque a mais, está na hora de tomar alguns goles de água e adotar um plano de emergência para se preparar para a festa da virada.

Compensar os estragos de um dia no outro é uma estratégia válida. É o tempo de reidratar o corpo, acabar com a dor de cabeça e ainda recuperar a energia para a temporada de praia que acaba de começar.

Esta é a tática da veranista Vilma Aparecida de Oliveira Ricardo, 38 anos, de Curitiba. Desde que começou a fazer uma reeducação alimentar, ela passou a pegar leve nas festas de fim de ano. "Minha nutricionista me recomendou sucos diuréticos, frutas e evitar comer o resto da ceia no dia seguinte", comenta ela, que se contenta com uma ou duas tacinhas de frisante ou vinho. Outro adepto da dieta do dia seguinte é Sérgio Augusto Ricardo, 40, que veio de Curitiba e está passando as férias em Matinhos. "Não exagero muito na ceia porque também tem festa no almoço", diz Ricardo, que cometeu muitos excessos no fim de ano e agora costuma beber e comer moderadamente. "E para depois da festa, só água."

Para frear os exageros, o mal-estar e os quilinhos a mais, a nutricionista Lili Purim Niehues, professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), aconselha fazer uma pequena refeição antes da festa, com frutas, iogurte ou barrinhas de cereais. Isso vale também para proteger o organismo dos drinques a mais. "Grande parte do álcool é absorvida no estômago, diferente de outros nutrientes, que são digeridos no intestino. Por esse motivo é bom estar bem alimentado antes de beber", diz ela.

Segundo o psiquiatra Dagoberto Hungria Requião, é mais danoso beber muito durante o final de semana do que distribuir esta quantidade de álcool durante todos os dias. Lembrando, porém, que exageros constantes podem provocar tolerância aos sintomas da ressaca e até alcoolismo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]