• Carregando...

Mesmo com a chuva e a queda nas temperaturas registradas nesta sexta-feira no Paraná, a Sanepar não descarta a possibilidade de estender o racionamento de água às regiões no Norte e Sudoeste do Paraná. Até o momento, moradores do município de Cianorte, no Noroeste do estado, enfrentam restrições no abastecimento de água.

O problema ocorre porque algumas regiões do estado não apresentam chuvas regulares há cerca de 40 dias. Segundo a Sanepar, o calor aumentou o consumo de água. Em Cianorte, por exemplo, a elevação no consumo foi de 30% em fevereiro.

Se as temperaturas continuarem um pouco mais baixas, como ocorre nesta sexta-feira, o consumo deve diminuir e existe a possibilidade de a situação dos reservatórios se normalizar. Nessas circunstâncias, o rodízio em Cianorte pode ser suspenso no domingo.

Apesar da leve melhora, o estado necessita de chuva. A previsão do Instituto Tecnológico Simepar é de que a seca no Paraná deve predominar na maioria das regiões do estado pelo menos até o final do mês de fevereiro. Mesmo com a chegada de uma frente fria que deve atuar no estado até sábado, o volume de chuvas não seja significativo a ponto de acabar com o problema da diminuição de produção de água tratada.

Londrina e Curitiba

A Sanepar informou que a leve dimunuição das temperaturas fez com que houvesse redução no consumo de água em Londrina, no Norte do estado. O resultado disso foi a melhora no nível do reservatório, que agora opera com 55% da capacidade. O índice chegou a 47% na quinta-feira.

A região de Curitiba apresenta bons índices de armazenamento de água nos reservatórios e não há preocupação com o comprometimento do abastecimento.

Para evitar o risco de racionamento, a orientação da Sanepar é para que a população faça o uso consciente da água e evite o disperdício.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]