• Carregando...
Fora do horário de inversão, motorista poderá encontrar trânsito lento na PR-407 na terça-feira | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Fora do horário de inversão, motorista poderá encontrar trânsito lento na PR-407 na terça-feira| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Os motoristas que retornarem das praias no domingo pela PR-407 fora do horário em que acontece a inversão de tráfego – entre 15 e 19 horas – poderão enfrentar trânsito lento e correm risco maior de se envolverem em acidentes. Segundo levantamento da concessionária Ecovia, em janeiro de 2009 aconteceram três acidentes na PR-407, com duas vítimas leves. Todas as batidas foram fora do horário da operação mão única. Um acidente ocorreu no dia 4, por volta das 9h20, e dois foram no dia 11 de janeiro, por volta das 20h50 e das 23h05. Haverá inversão na PR-407 nesse domingo (25) e na terça-feira de Carnaval (24 de fevereiro).

A inversão de tráfego permite que duas pistas fiquem à disposição dos condutores que estão retornando dos balneários em direção à BR-277. Dessa forma, o trânsito flui melhor e a possibilidade de haver trânsito lento, colisões traseiras e saída de pista também são menores. "A PR-407 é o eixo principal de retorno do Litoral, pois acaba reunindo o fluxo de veículos que saem de Matinhos e Pontal do Paraná. Fora da inversão, o condutor terá que ter paciência para voltar para casa e atenção mais do que redobrada", explica o major Éveron César Puchetti Ferreira, chefe da comunicação da Polícia Militar (PM).

A Ecovia comparou também o número de acidentes que ocorreram no período em que a operação de mão única foi adotada (de janeiro 2005 até janeiro de 2009) - entre 15 e 19 horas - com o mesmo horário dos anos em que não havia a inversão (entre janeiro de 2001 e dezembro de 2004). Segundo o levantamento, com a inversão o número de acidentes caiu 80%. Nos anos em que não houve inversão houve 32 acidentes, com 22 vítimas. Já de 2005 a 2009 foram seis acidentes, com duas vítimas. "Nos últimos quatro anos atendemos uma média de 1,2 acidentes para cada dia em que houve retorno intenso na PR-407. No período antecedente às operações especiais, estes números chegavam a 6,4 acidentes. Os dados comprovam que a operação cumpre seu objetivo que é levar segurança para motoristas e moradores da região", afirma Evandro Couto Vianna, diretor-superintendente da Ecovia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]