• Carregando...
Para levar o título de melhor escola de samba parnanguara pela quinta vez consecutiva, a São Vicente cantou na avenida a história do sal | Prefeitura de Paranaguá
Para levar o título de melhor escola de samba parnanguara pela quinta vez consecutiva, a São Vicente cantou na avenida a história do sal| Foto: Prefeitura de Paranaguá

As escolas São Vicente e Acadêmicos do Litoral são as vencedoras do desfile de carnaval de Paranaguá deste ano. A apuração terminou às 13 horas desta segunda-feira (23). Com o maior número de componentes, 700 no total, a São Vicente conquista o título do grupo especial pela quinta vez consecutiva. Já a Acadêmicos do Litoral conquista com o título do grupo de acesso e retorna ao grupo especial após dois anos.

Com apenas seis anos de existência, a São Vicente investiu no desfile deste ano, entrando na Avenida Arthur de Abreu no domingo (22) com cinco carros alegóricos. O tema foi "Sal! Muito mais que um tempero, uma história! Uma conquista!".

Segundo o presidente da São Vicente, Nilo Monteiro, a ideia do enredo surgiu depois de uma pesquisa sobre a história do sal feita pelos carnavalescos Tino Zella, Glácio Airton e Anderson Matoso. "O sal tem uma trajetória de séculos que começa lá no Egito e passa pelo nosso dia-a-dia. Até a palavra salário derivou deste tempero", comentou, referindo-se à forma como os soldados romanos eram pagos por seus préstimos. A escola obteve nota máxima em oito dos dez quesitos de avaliação, fechando um total de 99 pontos, quatro pontos à frente da segunda colocada, Filhos da Gaviões.

Já a Acadêmicos do Litoral levou para a avenida o tema "Se essa avenida fosse minha", com um desfile cheio de significados, mostrando o universo democrático e divertido que é a rua para as crianças, com alas que mostravam brincadeiras como empinar pipa e jogar futebol. A fundadora da escola, Milene, Milene Rosa Gomes, de 82 anos – 50 deles de avenida – , emocionada com o resultado, foi aplaudida de pé assim que a apuração dos votos terminou.

A Acadêmicos do Litoral, funda em 1973 e que tem ao todo 14 títulos, entrou na avenida com quatro carros e 350 integrantes.

O desfile das campeãs será terça-feira (24), a partir das 18 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]