• Carregando...
Mariana Veiga e tudo o que leva dentro na bolsa de praia: quanto mais coisas, melhor | Daniel  Castellano/Gazeta do Povo
Mariana Veiga e tudo o que leva dentro na bolsa de praia: quanto mais coisas, melhor| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Segurança

Confira as dicas do tenente Marcel Elias dos Santos, porta-voz da Operação Viva o Verão da Polícia Militar, para levar a bolsa à praia sem maiores riscos:

- No caminho entre a casa e a areia, carregue a bolsa firme e próxima ao corpo. Não ande distraída com a bolsa na mão.

- Leve o estritamente necessário. Objetos eletrônicos, como celulares e aparelhos de música, chamam a atenção de assaltantes.

- Mantenha a bolsa e os objetos bem guardados, fora da visão de todos, dentro de peças de roupas ou debaixo de toalhas, por exemplo.

- Se estiver sozinha e for dar um mergulho, procure um posto de guarda-vidas ou da PM para deixar as coisas. Outra alternativa é pedir ao vizinho de areia para que cuide, lembrando de que há risco de que essa pessoa não seja bem-intencionada.

Bolsa de mulher é um mistério. Talvez tão intrigante para a mente masculina quanto a enigmática ida em grupo das mulheres ao banheiro. Não importa se são grandes, pequenas, de palha, sintéticas, de couro, coloridas, de pano, com detalhes ou mais discretas. Sempre há algo essencial, indispensável e de suma importância sendo carregado na bolsa de uma mulher.

Em enquete realizada no site de Verão da Gazeta do Povo, perguntamos às veranistas o que não pode faltar na bolsa de praia. Com 24% dos votos, os óculos de sol foram o objeto considerado mais imprescindível pelas mulheres. Logo atrás vieram o protetor solar (19% dos votos) e livros para se ler na areia (12%).

A professora de Artes Rute da Rocha Pinheiro, 51 anos, carrega tudo isso e muito mais na bolsa grandalhona com que vai à Praia Mansa, em Caiobá. Isso que, segundo ela, a casa onde fica na temporada é próxima da praia. "Se fosse longe ou eu viesse só para passar o dia, traria uma mala de viagem", brinca.

Rute ficou cerca de 10 minutos listando os produtos que iam sendo tirados da bolsa: protetores, bronzeadores, óculos de sol, óculos de leitura, garrafinha de água, palavra cruzada, caneta, prendedor de cabelo (de vários tipos) e uma sacolinha.

Na sacolinha, mais produtos que devem ser guardados separados para que não se percam, ou estraguem: remédios para dor de cabeça (duas cartelas), porta-remédio para uma emergência, documentos, celular, porta-moedas, perfume, escova e pasta de dentes, pulseiras, clips, o relógio do filho, lixa de unha e isqueiro. Este último, aliás, é para uma emergência. "Não sou fumante, mas vai que precisa?", diz a professora.

Quando começa a citar quais dos itens não podem faltar de jeito nenhum, Rute praticamente repete a lista de tudo o que foi tirado da bolsa. "Não pode faltar nada disso, no fim. Vai que, por exemplo, a unha quebra no meio do caminho? Tem a lixa", diz.

Espantado ficou Luciano Pereira, vendedor, de 40 anos, sogro do filho da professora. "Nem eu imaginava que cabia tanta coisa em uma bolsa só. Não dá nem para acreditar", brinca. As amigas Vivian Lopes, 32 anos, e Mariana Veiga, 29, comerciantes de Curitiba, também partem da filosofia de Rute, de que quanto mais coisas, melhor, e de que tudo é indispensável. Carregam perfume, desodorante, canga, toalhinha para secar o rosto, chave de carro, os celulares, hidratante labial, hidratante de mão, creme para o cabelo, pente, boné, mesmo que para ficar apenas algumas horinhas no sol.

Isso que, segundo Mariana, não estavam na bolsa todos os bronzeadores, como de costume. "Sempre trazemos tudo isso, não dá para deixar nada", afirma Mariana.

E você, o que leva na bolsa de praia? Conte para gente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]