• Carregando...

As praias oferecem riscos naturais que podem aumentar as chances de afogamentos em alguns pontos. Esses riscos podem ser permanentes ou variáveis. Saiba onde eles estão localizados e como evitá-los.

Classificação dos riscos

Riscos Permanentes

São aqueles que não mudam de lugar e, uma vez conhecidos, podem ser facilmente evitados.

(1) Obstáculos(molhe, píer, destroço, rocha submersa ou recife)

O maior risco é causar ferimentos ao banhista. Nas áreas próximas onde estão localizados, a ação das ondas escava buracos e forma correntes mais fortes em direção ao mar.

(2) Desembocaduras de rios e lagunas

O encontro de rios e lagunas com o mar modifica ondas, correntes e também o relevo do fundo da praia, tornando-os imprevisíveis. Nesses locais geralmente ocorre tráfego intenso de embarcações.

(3) Costão rochoso

As áreas próximas aos costões rochosos são os locais que oferecem maior risco natural para afogamentos. As ondas escavam buracos e as correntes de retorno aumentam de intensidade.Riscos Não-Permanentes

Os riscos não-permanentes são variáveis. Exigem do banhista cuidado e atenção para serem identificados.

(4) Arrebentação tipo caixote

As ondas geram turbulência e correntes ao se aproximarem da costa. A onda tipo caixote (aquela que quebra de maneira abrupta, violenta e forma um tubo) é a mais perigosa, mesmo na beira da água, principalmente para idosos e crianças.

(5) Correntes

As correntes podem ser paralelas ou transversais à praia. As paralelas tendem a ser mais fortes em praias com cavas acentuadas e também em dias de ventos e ondas fortes. As correntes de retorno, rips ou canais (lagamares), fluem da beira da praia para trás da arrebentação onde acabam.

(6) Correntes da maré

A variação das marés causa correntes que podem ser perigosas para banhistas, principalmente em áreas de desembocaduras de rios e estuários. Estas correntes atingem seus máximos de velocidade, tanto de enchente quanto de vazante, durante as luas novas e cheias.

Matinhos

Rio MatinhosO risco são as ondas altas e correntes de retorno. (1) (2) (5)

Pico de MatinhosO banhista deve evitar entrar perto das pedras na praia próxima ao Mercado de Pescados. Na parte norte, no sentido de Caiobá, sempre há correntes de retorno. (1) (3) (5) (6)

Praia Brava de CaiobáLocal muito procurado por surfistas. O risco maior é com a profundidade, que aumenta rapidamente próximo às pedras. (1)(2)(4)(5)(6)

Praia MansaPraias de águas tranqüilas, ideal para o banho de mar das crianças. As pedras localizadas próximo ao Morro do Boi reserva o maior risco aos banhistas. (1)(3)(5)

PrainhaSujeita à ação das correntes de maré, que formam canais próximos à praia e apresentam velocidades maiores nos períodos de luas nova e cheia. (2)(5)(6)

Guaratuba

Praia de CaieirasSua característica é semelhante à da Prainha, por estar localizada na desembocadura da baía de Guaratuba. Nesta praia também é comum o tráfego de embarcações. (2)(5)(6)

Praia do BrejatubaA atenção do banhista deve se voltar para a arrebentação forte das ondas, à formação de buracos e correntes de retorno. (4)(5)

Praia CentralCorrentes de retorno se formam nesta praia principalmente em dias de mar agitado. Perto do Morro do Cristo o risco fica nas rochas submersas, arrebentação das ondas e costão. (1)(2)(3)(4)(5)(6)

Barra do SaíO perigo é para a desembocadura do rio e a presença da maré vazante, que formam fortes correntes. No local também há movimentação de embarcações. (2)(5)(6)

Pontal do Paraná

Praia de LesteO risco é para as ondas altas e correntes de retorno. (5)

IpanemaNa desembocadura do canal Olho D’Água o perigo é poluição da água e oas ondas de retorno. (2)(5)

Pontal do SulO maior perigo está no encontro da desembocadura entre o Canal DNOS e a Baía de Paranaguá. (2)(5)(6)

Ilha do Mel

Praia Grande Risco para correntes de retorno e pedras semi-submersas. (1)(3)(5)

Praia de ForaCorrente de retorno nos dois lados da praia. Há pedras na zona de arrebentação dos cantos da praia. O risco é são as ondas altas e correntes de retorno. (1)(5)(6)

Praia da GrutaRisco para o canal com correntes de maré enchente e vazante. (5)(6)

Praia do FarolPedras na zona de arrebentação e a desembocadura de uma laguna trazem risco principalmente para pessoas que não sabem nadar, pois a profundidade pode ser alterada repentinamente. (1)(2)(6)

Praia do MiguelCorrentes de retorno permanentes junto ao costão. (1)(3)(6)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]