• Carregando...
O campeonato de bodyboard reúne surfistas de todo o estado. | Giuliano Gomes
O campeonato de bodyboard reúne surfistas de todo o estado.| Foto: Giuliano Gomes

A chuva parou no final da tarde deste sábado (17) e muitas pessoas saíram de casa para caminhar e brincar na areia, apesar do céu nublado. Com o tempo abafado, alguns veranistas aproveitaram a brisa do mar para assistir à 1ª etapa do Circuito Paranaense de Bodyboard, que ocorre em frente ao Sesc de Matinhos.

Segundo o presidente da Federação Paranaense de Bodyboard, Stefano Triska, o evento é gratuito e conta com 80 inscritos em todas as categorias - Mirim, Amador, Júnior, Open e Máster – com participantes dos 12 aos 45 anos. Neste domingo ocorrerão as finais da categoria masculina e toda a categoria feminina.

Triska estava feliz graças ao mar com muitas ondas, que pareciam ter sido encomendadas. "Na sexta-feira não tinha nada e neste sábado estamos com meio metro de onda regular, graças à chegada de uma frente fria. A tendência é que ainda tenha ondulação até o domingo", comemorava.

O sonho do profissionalismo

O campeonato é amador e a premiação não vai além de medalhas e troféus. "A nossa federação é a mais ativa do Brasil e temos mais etapas que o circuito nacional. O nosso sonho é realizar um circuito profissional, o que nunca ocorreu", relata Triska.

Há cinco anos em busca deste objetivo, o representante do bodyboard paranaense está confiante que este ano o sonho se concretizará. Segundo Triska, o governo do estado investiu R$ 10 mil no evento, mas isto é algo que dificilmente ocorre fora do verão. "Precisávamos de pelo menos duas etapas por mês durante o ano inteiro para conseguir manter um atleta".

A revelação

Com apenas 14 anos, Leonardo Abreu já foi campeão da categoria Júnior e vice-campeão da Mirim no ano passado. Natural de Pontal do Paraná, ele conta que o bodyboard mudou a sua vida. "Ganhei algumas roupas e minha mãe começou a me deixar viajar sozinho. Já fui competir em Santa Catarina e no Rio de Janeiro", conta.

Confiante de que terá uma boa colocação neste domingo na categoria Júnior, até 18 anos, o menino quer fazer do esporte uma profissão. "Falta apenas o patrocínio", diz.As precipitações ocorrem devido ao calor e umidade elevados. A expectativa é que o tempo melhore gradualmente, mas só deve se estabilizar na quarta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]