• Carregando...
 | Valterci Santos/Gazeta do Povo
| Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo

Contrariando a legislação ambiental – e colocando em risco a fauna e flora da restinga –, muitos veranistas estacionam seus carros na areia da praia de Caieiras, em Guaratuba. Na tarde de sexta-feira, 17 motoristas foram notificados pelo Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde. A ação configura crime ambiental, previsto pela Lei nº 4.771, já que o local é uma área de preservação permanente.

Quem frequenta a praia afirma que a prática acontece porque, nos arredores, não há locais suficientes para deixar o veículo. As ruas são estreitas e há muitos pontos cobertos pela restinga, vegetação nativa que deve ser protegida. "O problema é que não tem onde estacionar. Ou você para na areia ou fica sem vir", protesta a comerciante Olinda Carla Azamor Correia, 30 anos que possui uma barraca de comidas e bebidas na praia.

O problema é reconhecido pelo secretário de Infraestrutura e Turismo de Guaratuba, Carlos Carvalho. "De fato, os turistas não estão conseguindo estacionar em outro lugar. Se pararem o carro nas ruas de acesso à praia, impedem a passagem de outros veículos", diz.

O número de motoristas notificados só não é maior porque as fiscalizações não acontecem de forma regular. "Visitamos o local de forma alternada, conforme a nossa demanda. Quando temos tempo, passamos lá", informa o relações-públicas da Força Verde, tenente Anor Vicente dos Santos Junior.

Até o momento, a polícia não autuou nenhum motorista. Segundo o tenente, como não há placas deixando claro que é proibido estacionar na areia (o local conta apenas com placas que informam que aquela é uma área de preservação), a Força Verde tem como estratégia somente notificar os motoristas. As atuações são feitas nos casos de reincidência – a multa prevista é de R$ 5 mil.

Solução e orientação

Em busca de uma saída para o problema, a Força Verde, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Prefeitura de Guaratuba se reuniram na última semana e definiram duas medidas principais.

A primeira é baseada no exemplo de outro município do Litoral, Pontal do Paraná, que recentemente enfrentou a mesma situação. A solução, nesse município, veio com a instalação de colunas de concreto nas vias de acesso dos carros à areia, o que impede a entrada dos motoristas. Em Caieiras, segundo o secretário Carlos Carvalho, as barreiras devem estar instaladas na próxima semana.

A outra medida foi a autorização para o estacionamento em algumas ruas próximas à praia que possuem apenas resquícios de restinga. A orientação da Força Verde para os veranistas é deixar o carro nesses locais. Eles ficam nas intermediações de um mercado e do CPPOM-PUCPR, ambos a cerca de 50 metros da praia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]