• Carregando...
Orientação é de que veranista se banhe apenas onde houver supervisão de salva-vidas e não entre na água embriagado | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Orientação é de que veranista se banhe apenas onde houver supervisão de salva-vidas e não entre na água embriagado| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

O número de resgates a banhistas se afogando no Litoral chegou a mil ocorrências nesta temporada - que começou 19 de dezembro - neste fim de semana, de acordo com o Corpo de Bombeiros. A seis semanas do fim da temporada, o número de ocorrências já é 25% maior do que toda a temporada anterior, quando 800 casos foram registrados.

De acordo com o tenente Leonardo Mendes dos Santos, relações públicas do Corpo de Bombeiros, o aumento se deve principalmente ao alto fluxo de visitantes no Litoral em dezembro. "O que pesou bastante foram as primeiras semanas da temporada. Entre o Natal e ano novo, o tempo esteve bom e houve bastante gente na praia. Então vemos que o bom tempo está diretamente ligado ao numero de resgate: quanto melhor o tempo e mais gente na areia, mais resgates nós fazemos", explica o tenente.

Mortes

Por outro lado, o número de mortes por afogamento no litoral paranaense caiu praticamente pela metade em relação à temporada anterior. Até o momento, de acordo com o Corpo de Bombeiros, foram registrados cinco óbitos por afogamento, contra 11 do mesmo período da temporada anterior.

A redução, explica o tenente Leonardo, se deve principalmente à queda de ocorrências em baías e rios, locais responsáveis por grande parte dos óbitos do verão anterior.

Orientações

Para evitar afogamentos, o Corpo de Bombeiros orienta os banhistas a seguirem algumas precauções, como respeitar as placas de sinalização (que indicam os locais mais perigosos), nadar em regiões próximas aos postos de guarda-vidas e não entrar no mar sob efeito de bebidas alcoólicas.

No caso de crianças, os pais ou responsáveis devem manter atenção redobrada. O mesmo vale para quem nadar em pontos mais agitados do mar, nos quais se deve evitar ficar com a água acima da região da cintura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]