• Carregando...
Mesmo com chuva, Amanda e Bianca aproveitam a última semana de praia | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Mesmo com chuva, Amanda e Bianca aproveitam a última semana de praia| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Compensação: Retorno no carnaval

Em Matinhos e Guaratuba, os comerciantes apostam que o feriado de carnaval – que começa dia 20 e termina dia 24 –, compensará boa parte da baixa do movimento em razão da volta às aulas. "Muita gente prefere vir para cá do que para Santa Catarina, principalmente pela curta distância e a segurança da rodovia. No ano passado os veranistas que optaram por Camboriú levaram de 6 a 7 horas para chegar", diz o presidente em exercício da Associação Comercial de Matinhos, Adalto Mendes Luders. A presidente da associação de Guaratuba, Edna Aparecida de Souza, faz a mesma aposta. "Esse ano o carnaval terá mais atrações e vai chamar mais gente."

Matinhos - A maior parte dos veranistas está curtindo cada minuto na praia nesta semana. Tudo porque muitas famílias terão de retornar para Curitiba e outras cidades do estado com a volta às aulas na maioria dos colégios na próxima segunda-feira. As escolas estaduais e particulares iniciam o ano letivo dia 9 de fevereiro e as municipais, até o dia 11.

Com isso, a queda no movimento deve ser significativa. A Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Casas Noturnas, Prestadores de Serviço do Litoral Paranaense (Assindilitoral) e o Litoral Convention e Visitors Bureau preveem que a queda no número de veranistas seja de 40%. Dessa forma, a população do Litoral deve passar de entre 500 mil a 800 mil pessoas para 450 mil a 300 mil.

Um dos pequenos veranistas que volta para casa domingo é Bernardo Antunes de Oliveira, 6 anos. Estudante de uma escola particular em Curitiba, o menino está na Praia Mansa, em Caiobá, desde a véspera do ano-novo. "Por ele, a gente não voltava", diz a avó, Leda Maria Leão, 52 anos, que mesmo com o tempo fechado e a chuva leve de ontem levou o neto para andar de bicicleta no calçadão para aproveitar os últimos dias de folga. "Voltamos todos com ele no fim de semana, seis pessoas no total", informa Leda.

Quando indagado se gostaria de voltar às aulas, Bernardo diz convicto que não e conta que o que mais gostou na temporada foi andar de bugue – passeio que, segundo a tia, Laura Brown, 28 anos, só fez um dia, mas que pelo jeito foi marcante. "Nossa temporada começa e acaba com as férias dele", diz a tia que, nesta semana, ficou cuidando do sobrinho justamente porque os pais subiram para Curitiba para comprar o material escolar do filho.

Se Bernardo preferia curtir mais a Praia Mansa, as irmãs Amanda, 8 anos, e Bianca, 6, querem voltar logo às aulas. "Estou com saudades dos meus amigos, não vejo a hora de encontrar com eles de novo", diz Amanda, sempre acompanhada de um "eu também" da irmã mais nova. A mãe, a psicóloga Ana Cristina Afara Gularte, conta que a família, que também é de Curitiba, curtiu a praia nos primeiros dias de dezembro até o Natal e agora voltou para uma semana de despedida. "Sempre procuro esse intervalo entre os períodos mais movimentados do Litoral. É mais tranquilo para viajar, pegar estrada, a água está mais limpa e é mais seguro para elas brincarem."

Finais de semana

O presidente da Assindilitoral, José Carlos Chicarelli, diz que mesmo com a maioria dos veranistas deixando o Litoral com o início das aulas, os finais de semana continuam movimentados até o carnaval. "A expectativa é de que entre 150 mil e 200 mil pessoas venham para o carnaval", enfatiza (ler texto ao lado).

"Só que esse movimento de sábado e domingo depende bastante do tempo bom", ressalta o presidente da Associação Comercial de Pontal do Paraná, Odalbor Ferreira Alves. Nos balneários do município ele estima que, até segunda-feira, o movimento caia cerca de 80%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]