Presidente Dilma Rousseff anunciou a liberação da verba para o metrô de Curitiba, em discurso em Brasília| Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba

O Palácio do Planalto confirmou que o repasse das verbas para o metrô de Curitiba será feito apenas quando o sistema de transporte estiver em operação. O anúncio foi feito no final da manhã desta terça-feira (24), pela presidente Dilma Rousseff, durante a assinatura da inclusão da capital paranaense e outras cidades no Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade (PAC Mobilidade Grandes Cidades). As verbas do governo do Paraná e da prefeitura também serão repassadas apenas no final das obras.

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O governo federal vai liberar R$ 1 bilhão, a fundo perdido (sem necessidade de devolução do dinheiro), para a construção do metrô de Curitiba. A solenidade contou com a presença da presidente e do prefeito Luciano Ducci, além de autoridades de outras cidades contempladas pelo programa.

Uma conta será aberta na Caixa Econômica Federal, que vai receber o recurso da União. O dinheiro ficará, dessa forma, protegido da inflação. Somente quando o metrô estiver em funcionamento, a verba será liberada em parcelas. O recurso do governo do Estado do Paraná também passará pelo mesmo processo.

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O prefeito de Curitiba informou ainda que o montante de responsabilidade do município vai ser retirado dos cofres públicos, sem necessidade de empréstimos. O dinheiro do poder público do município não será depositado na conta bancária.

Com a confirmação da verba federal, na quinta-feira (26) a prefeitura vai divulgar no Diário Oficial do município uma minuta do edital para a licitação do metrô. Uma audiência pública está prevista para o próximo dia 15 de maio, para decidir os detalhes da licitação. A previsão da prefeitura é que as obras do metrô comecem ainda no segundo semestre de 2012. O término dos trabalhos está previsto para 2016.

Custo

O valor total das obras em Curitiba foi revisado pela prefeitura para R$ 2,33 bilhões. Antes, a obra estava orçada em R$ 2,25 bilhões. A capacidade diária de passageiros da primeira fase das obras (Linha Azul) também foi alterada – de 400 mil para 475 mil.

De acordo com a prefeitura da capital paranaense, apesar da revisão do valor, não haverá adicionais no dinheiro repassado pelo governo federal, cujo montante já estava decidido desde outubro de 2011.

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O acréscimo será obtido com outras formas de captação de recursos, como empréstimos, verbas da prefeitura, recursos da Parceria Público Privada (PPP) e investimento do governo estadual do Paraná.

Estações

O aumento na capacidade do metrô também não significa, de acordo com a prefeitura, que haverá mudanças no projeto. O sistema de metrô de Curitiba não será alterado e terá 25 trens, com cinco vagões cada um, conforme o anúncio feito em outubro do ano passado. A Linha Azul contará com 13 estações e ligará a Cidade Industrial, na região sul do município, à Rua das Flores no centro.