• Carregando...

Cultos evangélicos podem ser declarados Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba, se depender de proposta apresentada pela vereadora Carla Pimentel (PSC) na Câmara Municipal. O projeto diz respeito a todas as denominações evangélicas. Ele ainda deve ser analisado pelas comissões da Casa antes de ser votado em plenário.

A vereadora diz que a intenção é preservar ações culturais produzidas dentro dos cultos, como apresentações de música e de teatro. E que apesar do projeto dizer respeito somente aos evangélicos, é provável que outras religiões sejam incluídas por meio de proposições de outros vereadores.

"Existe muita cultura produzida pelas religiões, inclusive as religiões africanas têm a sua cultura e temos que preservar. A cultura católica também. Outros vereadores já estão propondo emendas pra ampliar o projeto para outras religiões, estamos conversando", diz.

Carla foi autora do projeto que concedia o título de Cidadão Honorário de Curitiba ao pastor Silas Malafaia. O texto foi vetado no início de maio na Comissão de Legislação e Justiça da Casa, que pediu exemplos de serviços prestados pelo pastor ao município para justificar o título.

Desde então, o projeto está parado. A vereadora diz que está ouvindo a população para decidir se faz as alterações para que o projeto volte a ser analisado. "Muitos gostam dele [do pastor Silas Malafaia], mas ele tem confronto com algumas comunidades. Estamos conversando com o povo", argumenta.

Ela chegou a sofrer ameaças na época em que apresentou o projeto. Na época, atribuiu as agressões a pessoas com preconceito religioso, mas não conseguiu identificar as autorias. Hoje, diz que isso que não acontece mais. "Graças a Deus acabaram as ameaças. A grande questão é contrariar preconceitos, até preconceito religioso", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]