A Câmara dos Vereadores aprovou nesta terça-feira (26) a criação de uma CPI que vai investigar os casos de roubos de bicicletas e revenda das peças, bem como avaliar as condições de segurança dos ciclistas nas ruas da cidade. A iniciativa, batizada de “CPI das bikes”, é do vereador Jefferson Moura (PSOL) que obteve 29 assinaturas para a iniciativa. Ele planeja, entre outras medidas, criar na internet um mapa interativo identificando as áreas de maior ocorrência. A CPI terá cinco integrantes: Jefferson (autor do pedido) e outros quatro vereadores que ainda serão indicados pelos partidos. O autor da iniciativa espera que a CPI seja instalada já na próxima semana.

CARREGANDO :)

“Um ponto de partida para o desenvolvimento do mapa são as informações reunidas pelas próprias entidades que representam os ciclistas. E vamos pedir à Secretaria de Segurança Pública que analise os boletins de ocorrência mais recentes para identificar entre os boletins que tratam de furtos e roubos de pedestres aqueles relacionados na verdade a bicicletas”, disse Jefferson.

O vereador disse que outro foco da investigação serão os sites de compra e venda de produtos entre os próprios usuários. A CPI pretende ouvir os administradores das páginas buscando uma forma de exigir dos anunciantes que comprovem a origem de eventuais bicicletas, peças ou acessórios oferecidos. A CPI terá a duração inicial de 120 dias, podendo ser prorrogada.

Publicidade

Outro tema que a CPI vai abordar são os problemas que o ciclista enfrenta no dia a dia no trânsito. E que iniciativas podem ser adotadas para que motoristas respeitem mais o ciclista nas ruas. “A segurança dos ciclistas é um assunto importante para ser debatido numa cidade que está ampliando sua rede cicloviária e quer estimular o uso da bicicleta como forma de transporte”, acrescentou o vereador.

Veja também
  • Adolescente suspeito da morte de médico na Lagoa depõe na Justiça
  • Projeto para classificar roubo de bicicleta como crime em boletins de ocorrência será votado nesta terça
  • Presidente da Câmara apoia criminalização do porte de arma branca
  • Protesto por mais segurança reuniu quase 700 pessoas no Rio neste domingo
  • Corpo de médico é sepultado na zona norte do Rio
  • Crime na Lagoa é “inadmissível”, diz Beltrame
  • Filha de médico morto na Lagoa desabafa pelo Facebook
  • Assassinato de médico na Lagoa teria ocorrido em troca de turno de policiais
  • Morre médico esfaqueado enquanto andava de bicicleta na Lagoa Rodrigo de Freitas
  • Alerj aprova em primeira discussão projeto que prevê tipificação do crime de roubo e furto de bicicletas