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O reajuste das tarifas de pedágio, que passa a valer a partir da zero hora desta quarta-feira, pode deixar as viagens de carro ainda mais dispendiosas que as de ônibus. A decisão judicial que concedeu liminares às seis concessionárias do Anel de Inte­gração (Econorte, Viapar, Ecocataratas, Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia) permitiu o reajuste de 5% da tarifa, em média. Com isso, as praças de pedágio paranaenses vão cobrar valores que variam entre R$ 5,30 e R$ 13,30. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) não homologou a proposta das concessionárias e vai recorrer da decisão da Justiça.

A Justiça Federal concedeu liminares autorizando o reajuste nas tarifas de pedágio de todas as concessionárias do Anel de Integração (Econorte, Viapar, Ecocataratas, Ca­­mi­­nhos do Paraná, Rodo­­norte e Ecovia). Segundo a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovia (ABCR), os aumentos de 5%, em média, começam a valer a partir da zero hora de amanhã.

Com o reajuste, o valor mais alto de pedágio é o da Ecovia. A viagem pelo trecho da BR-277, entre Curitiba e o litoral do estado, passa a custar R$ 13,30 para veículos de passeio. A tarifa mais baixa é da RodoNorte, na praça de pedágio de Jaguariaíva da PR-151. O custo para carros de passeio é de R$ 5,30.

Na semana passada, o governo do estado negou a proposta de reajuste da concessionária. O secretário dos Transportes, Mario Stamm Junior, justificou a decisão afirmando que as concessionárias não haviam respondido sobre a necessidade de retificação de trechos, duplicações e implantação de obras para melhorar a segurança das estradas. O governo reivindicava a redução da tarifa e a antecipação do cronograma de obras, que têm previsão para ocorrer ao término do contrato de concessão, em 2022. Uma contraproposta das empresas, para aumentar o período da concessão, foi descartada pelo governo.

Para os aumentos se tornarem válidos, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) precisaria homologar os reajustes. O órgão também se colocou contra os novos valores. O diretor da ABCR-PR/SC, João Chiminazzo Neto, disse que a negativa surpreendeu as empresas, já que ao departamento só caberia verificar se os índices estavam corretos.

Veja a localização aproximada das praças de pedágio do Paraná

Aumento só com liminar

O reajuste previsto no contrato de concessões firmado em 1998 prevê o porcentual correspondente à inflação do período aplicada a uma fórmula envolvendo diversos índices do setor. O DER, entretanto, não autoriza o reajuste desde 2003, quando Roberto Requião assumiu o governo. As concessionárias só garantem o reajuste graças às liminares concedidas pela Justiça.

As seis concessionárias são responsáveis pela administração de 2,5 mil quilômetros de rodovias no estado desde 1998. O dia 1.º de dezembro é a data definida para o reajuste anual da tarifa.

O aumento não vale para as concessionárias Autopista Régis Bittencourt (que administra o trecho da BR-116 entre o PR e SP), Autopista Litoral Sul (trecho das BRs 376 e 101 entre PR e SC) e Autopista Planalto Sul (trecho da BR-116 entre PR e SC). Estas concessões foram feitas pelo governo federal em 2007 e as empresas começaram a operar em 2008. O contrato entre a União e as concessionárias prevê reajuste anual no mês de fevereiro.

Com as novas tarifas, um motorista que faça uma viagem entre Curitiba e Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, percorrendo uma distância de 637 quilômetros, vai passar por nove praças de pedágio se trafegar pela BR-277, gastando R$ 141 com ida e volta. In­­cluindo os gastos com combustível, com um carro popular que faz até 13,3 km por litro com gasolina (R$2,50 o litro) ou 9,5 km por litro com álcool (R$ 1,55 o litro), o custo total da viagem poderia variar entre R$ 349 e R$ 380 – gasto 66% ou 81% superior ao de quem optasse pelo ônibus.

Outras concessionárias

O aumento das tarifas de pedágio não vale para as concessionárias Autopista Régis Bit­tencourt (BR-116 entre o PR e SP), Autopista Litoral Sul (BRs 376 e 101 entre PR e SC) e Au­­topista Planalto Sul (BR-116 entre PR e SC). A Autopista Litoral Sul tem data de reajuste em 22 de fevereiro, a Au­­topista Planalto Sul em 19 de dezembro e a Autopista Régis Bitten­court em 29 de dezembro. As concessionárias não confirmam se vai haver au­­mento nas tarifas.

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