| Foto:

Em uma feira, selecionar as frutas, os legumes e as verduras que serão levados para casa nem sempre é uma tarefa fácil. Mesmo quando uma fruta parece bonita, ou um legume parece estar pronto para ser consumido, fica a dúvida: será que está maduro ou já passou do ponto?

CARREGANDO :)

Os nutricionistas recomendam uma dieta rica em vegetais, que podem auxiliar na absorção de gorduras, reposição de minerais, além de prover fibras e vitaminas que nossos corpos necessitam para funcionar corretamente. Selecionar bem esses alimentos ajuda a garantir que eles trarão os benefícios esperados. "Fruta, estando lisa, sem machucados e bonita, está madura", resume José Adalto, da Banca do Adalto, localizada no Mercado Municipal de Curitiba.

Mas algumas verduras precisam de um olhar mais atento. É necessário prestar atenção a outros aspectos, como textura, consistência, além da presença de manchas, marcas e partes apodrecidas. Enquanto algumas marcas podem ser ignoradas e retiradas da fruta, manchas mais profundas e partes deterioradas podem provocar a perda do alimento. "Fungos se espalham pela fruta. A parte que você vê estragada está perdida, mas a parte que parece saudável também já está contaminada", alerta a doutora em Alimentos e Nutrição e professora da Universidade Federal do Paraná Angélica Aparecida Maurício. Portanto, nada de tentar aproveitar partes de um alimento já contaminado.

Publicidade

Para ajudar a selecionar as melhores frutas e as verduras mais saudáveis, a Gazeta do Povo foi à feira e reuniu algumas dicas de como não errar na hora de escolher os ingredientes que vão para a mesa. A professora Angélica recomenda: "sempre consuma frutas da época. Elas são mais ricas, frescas, e mais baratas".

Escolha certa

Confira algumas dicas práticas de como selecionar frutas, verduras e legumes

Abacaxi

Aperte o abacaxi. Se ele estiver macio, está bom para consumo.

Publicidade

Banana

Dê preferencias às mais macias, e com poucas manchas.

Batata

Sempre leve as mais amarelinhas e lisas. Quando não for possível evitar, dê preferência àquelas com manchas superficiais: quanto mais profundo for o "machucado", menos batata você vai aproveitar.

Carambola

Publicidade

Sempre escolha aquelas com as extremidades mais amarelinhas.

Cebola

Nunca leve cebolas sem casca! A casca serve para proteger o alimento, e deve ser retirada apenas no momento de consumo.

Coco

Dê preferência aqueles que têm água dentro, mesmo se você for descartar o líquido depois. Isso garante que o coco não esteja seco quando for consumido.

Publicidade

Fruta do conde

Não aperte a fruta do conde. Dê preferência às mais amareladas, e com menos "machucados".

Maçã

Escolha sempre as mais avermelhadas e com menos manchas.

Mamão

Publicidade

A dica é escolher sempre um que esteja limpo e liso. Os mais amarelados são melhores para o consumo imediato.

Manga

A manga também pode ser pressionada. As frutas mais macias são as melhores para consumo. Mas preste atenção: se estiver macio demais, significa que já passou do ponto.

Maracujá

Ao contrário do que se pensa, você nunca deve escolher o maracujá que fez barulho ao ser chacoalhado, nem os que estão mais enrugados. Leve justamente os que parecem mais macios e não fizeram barulho nenhum. Estes terão mais suco.

Publicidade

Melão

O melão tem um truque para ajudar a escolher o mais maduro: pressione a extremidade da fruta. Se ela estiver macia, está pronta para consumo.

Milho

Leve os amarelinhos, com a aparência bonita, e macios. Se possível, pressione um dos grãos: se sair suco, o milho está bom para consumo.

Pera

Publicidade

As amareladas são as mais maduras.

Romã

Escolha sempre a com a casca mais avermelhada.

Uva

A dica ao escolher uvas é dar preferência aos cachos mais firmes, e com o cabo verde.

Publicidade

Verduras

Verduras como acelga, alface, agrião, couve, escarola, espinafre, repolho, rúcula, folhas em geral, devem estar verdes, crocantes, e com a aparência fresca. Se a folha estiver murcha, ou amarelada, não leve.

Fontes: Jonathan Marques Caldeira e José Adalto.