• Carregando...
 | Reprodução/Twitter
| Foto: Reprodução/Twitter

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que uma araucária, árvore considerada em perigo de extinção, é derrubada no bairro Campo Comprido, em Curitiba. O internauta que postou as imagens alertou que a derrubada foi feita por funcionários de uma construtora, que irá levantar um condomínio no local.

A prefeitura de Curitiba confirmou a informação e disse que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) autorizou o corte de quatro araucárias e outras 92 árvores do terreno, localizado na rua Deputado Heitor Alencar Furtado.

Segundo a SMMA, o corte representa 30% da área – máximo permitido por lei. Para isso, conforme o órgão, a construtora teria se comprometido a preservar 7,4 mil metros quadros de um bosque no terreno, referente aos outros 70% da área.

Além disso, como compensação, foi imposto à construtora o plantio de 276 mudas de árvores nativas orientado pelos técnicos da secretaria.

No local onde foram derrubadas as araucárias será construído um condomínio de “alto padrão”, com apartamentos de área total mínima de 675m². Procurada, a construtora A. Yoshii, responsável pelas obras, informou que o empreendimento localizado na Rua Dep. Heitor Alencar Furtado, 3.315, está de acordo com as normas ambientais e urbanísticas exigidas pelo município. “O projeto segue o Decreto n. 194, que prevê que, em terrenos maiores do que 2000m2, a área de utilização máxima seja de 30%, sendo que 70% do terreno será preservado e não terá uso algum. O terreno tem 6.150 m2 de área total, sendo que apenas 1.845 m2 serão utilizados para a construção do empreendimento”, diz a nota. A A A.Yoshii destacou ainda que se pauta no respeito e sustentabilidade nos aspectos social e ambiental.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]