• Carregando...

Rio de Janeiro (Das agências) – A escola da terra de Noel Rosa é a grande campeã do carnaval do Rio. Além de quebrar um jejum de 17 anos, a Vila Isabel acabou com a maldição das escolas que desfilam no domingo.

Há dez anos, só escolas da segunda-feira eram campeãs. O enredo "Soy loco por ti, América: A Vila canta a latinidade" foi considerado por muitos um Kizomba latino, enredo que deu à escola seu único título do Grupo Especial, em 1988.

Apesar de algumas críticas ao samba-enredo com palavras em espanhol, ele foi decisivo para a conquista do título. O quesito desempatou a disputa com a Grande Rio: as duas escolas chegaram ao fim da apuração com os mesmos 397,6 pontos. O samba da Vila foi exatamente o centro de uma polêmica na preparação para o carnaval 2006.

Derrotado na disputa interna para escolha do samba, o compositor Martinho da Vila, figura histórica da escola, decidiu não desfilar.

"Cerveja por conta"

Mas ontem ele comemorava a vitória da escola. "Estou feliz da vida, é uma escola de samba importante, uma tradição do carnaval", disse. "Já tomei um monte de cerveja por conta." Martinho da Vila deverá estar na Sapucaí no sábado, para o desfile das campeãs.

O presidente da Vila, Wilson Vieira Alves, o Moisés, disse ter sido surpresa a vitória da escola no carnaval 2006.

Antes da apuração ele informou que o carnaval foi feito com muito sacrifício e garantia apenas que a agremiação chegaria entre as seis primeiras, para voltar a desfilar no sábado, dia das campeãs.

Quem caiu

Na outra ponta, depois de um desfile desastroso, desde pontos perdidos por estouro de tempo até fantasias destruídas pela chuva, a Rocinha não conseguiu se manter no Grupo Especial e volta ao Grupo de Acesso A. E o enredo patrocinado da Caprichosos de Pilares, sobre o Espírito Santo, revelou-se um fiasco: a escola ficou em penúltimo e também perdeu lugar entre as grandes. Como o objetivo da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) é ter apenas 12 escolas desfilando no Grupo Especial em 2008, este ano descem duas escolas e somente uma subirá do Grupo de Acesso A.

A Beija-Flor, que sonhava com o tetracampeonato inédito, ficou com o quinto lugar. A escola, que falou sobre Poços de Caldas, não foi bem no quesito enredo: ficou sem nenhuma nota máxima. O presidente da comissão de carnavalescos da escola, Laíla, não reclamou. "Foi justo. Já conseguimos o tricampeonato com esse mesmo corpo de jurados, e sei que cumprimos o nosso dever", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]