• Carregando...

As 630 linhas de ônibus metropolitanos pertencentes à Rede Integrada de Transporte (RIT) não fazem parte da licitação promovida pela Urbanização de Curitiba (Urbs). O edital contempla somente as 250 linhas de Curitiba. Isso porque os ônibus metropolitanos são de responsabilidade de cada um dos municípios vizinhos a Curitiba, que delegaram à Urbs o gerenciamento do sistema.

A licitação destas linhas depende das prefeituras. Com isso, das atuais 28 empresas que operam na RIT, apenas 10 delas podem ser substituídas na licitação. Outras 18, que trabalham com as linhas metropolitanas, serão mantidas e continuarão sujeitas às regras atuais. Hoje, a Urbs é responsável por contratar as empresas; definir itinerários, fiscalizar os serviços, definir o custo por quilômetro e propor a tarifa. Dos cerca de 2,6 milhões de passageiros transportados por dia, 450 mil são de linhas metropolitanas.

A Urbs não acredita que os consórcios ou empresas vencedoras da licitação possam questionar posteriormente a integração metropolitana, já que pelo acordo da RIT parte das linhas de outros municípios integradas ao sistema de ônibus da capital passam dentro dos terminais de ônibus, deixando e levando passageiros de outras cidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]