• Carregando...

O movimento de veículos foi intenso nas ruas de Curitiba no início da manhã desta segunda-feira (9), data de volta às aulas para cerca de 200 mil alunos da rede estadual de ensino e parte das escolas particulares da cidade. Apesar disso, segundo a Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbanização de Curitiba (Urbs), não foram constatados acidentes graves ou pontos de congestionamento.

A assessoria de imprensa da Urbs informou que apesar de intenso, o movimento entre 7 e 9 horas foi considerado normal para um dia de período letivo. Para evitar problemas nas proximidades das principais escolas da cidade, o órgão iniciou nesta manhã, a Operação Escola, que é realizada em 169 colégios municipais e 54 particulares de Curitiba. Nos portões desses estabelecimentos, agentes controlam o trânsito para o embarque e desembarque seguro de estudantes nos horários de entrada e saída das aulas.

Em cada escola, os chamados "anjos da guarda", treinados pela Diretran, controlam a travessia dos alunos na faixa de pedestre. Nas escolas municipais, o trabalho é feito por guardas municipais do Serviço de Proteção Escolar, enquanto nos colégios estaduais fica a cargo do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). Nas instituições particulares, funcionários das escolas são treinados para atuar como monitores de travessia.

Para os pais que levam ou buscam os filhos nas escolas, é separada uma faixa da rua, com um corredor de cones, para direcionar o fluxo e liberar as outras pistas da rua para o tráfego normal. Para as vans e ônibus de transporte escolar são separadas áreas de estacionamento seguras. As crianças que vão embora a pé são encaminhadas para atravessar a rua sempre na faixa de pedestres, com a ajuda dos monitores, que interrompem o fluxo de veículos quando necessário.

Detran

Também por conta da volta às aulas, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) deu início nesta segunda-feira, em Curitiba, ao projeto Volta às Aulas. Segundo o órgão, o foco da atividade para este ano é a responsabilidade do adulto em relação à segurança das crianças no trânsito.

O programa prevê palestras para adolescentes, alertando sobre situações de risco no trânsito, como dirigir sem carteira de motorista ou pegar carona com quem não é habilitado. A intenção do Detran é explicar que a postura responsável dos jovens no trânsito serve como exemplo para o público infantil. O projeto também inclui orientações aos pais e motoristas sobre as regras para o transporte seguro de crianças em idade pré-escolar.

Polícia Militar

Outra ação que teve início nesta manhã foi a Operação Boas Vindas, promovida pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC). Desde as 7 horas, os policiais comparecem às escolas para se apresentar e conversar com alunos, professores e funcionários dos colégios estaduais do Paraná.

O trabalho será feito até a sexta-feira (13), sempre das 7 às 23 horas. Segundo a PM, a intenção é aproximar a polícia da comunidade escolar, para que haja parceria entre ambas ao longo de todo o ano. Os temas abordados com os estudantes dizem respeito principalmente aos cuidados que devem tomar visando a própria segurança. Já com professores e funcionários, os policiais buscam discutir a formação de um melhor ambiente escolar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]