• Carregando...

O trabalho voluntário vai mudar a rotina do Hospital São Vicente de Paulo, em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. A instituição lançou ontem seu primeiro programa de voluntariado, resultado de uma parceria com o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba. O trabalho de reprodução do projeto executado no Pequeno Príncipe acontece pela primeira vez e pretende humanizar mais o ambiente hospitalar.

A parceria entre as duas instituições começou há seis meses. "Durante esse tempo, realizamos reuniões para orientar, assessorar e adaptar o nosso projeto de voluntariado à realidade do São Vicente", conta a coordenadora do trabalho no Pequeno Príncipe, Rita de Cássia Lous. "É como se fosse uma consultoria, na qual tiramos dúvidas e auxiliamos nas questões burocráticas e práticas do processo", acrescenta.

O trabalho voluntário já existe no São Vicente há cerca de dois anos. "Porém, é um trabalho externo, no qual os envolvidos capacitam recursos financeiros", revela a coordenadora do projeto em Araucária, Angela Dambroski. De acordo com ela, a intenção agora é trazer melhorias diretas ao bem-estar do paciente, para que eles sintam-se acolhidos e percebam diferenças positivas no ambiente hospitalar.

O empenho conjunto das instituições não implicou em nenhum custo extra. "Nossa única despesa com materiais e uniforme foi financiada por empresas patrocinadoras", diz Angela. O início das atividades de voluntariado está previsto para o mês de março e abre espaço para a inscrição de interessados. Para isso, é preciso ir até o hospital e preencher um formulário, que será analisado pela coordenação. "Já temos 15 candidatos", conta Angela. "Para participar basta ter mais de 18 anos e boa vontade", avisa.

As atividades devem incluir recreação e entretenimento aos pacientes, aulas de trabalhos manuais, ajuda aos visitantes na localização dos quartos e recepção das crianças que não podem subir para visitas. "Quando se está bem é quase uma obrigação fazer o bem ao próximo, que às vezes precisa apenas de uma palavra de ânimo", acredita Angela. "Esse tipo de trabalho nos faz ver como são pequenos nossos problemas, que muitas vezes encaramos como grandes. É uma lição de vida", acrescenta Rita. Inaugurado em 1946, o Hospital São Vicente de Paulo é filantrópico e destina cerca de 70% de seu atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]