Um dos beneficiados vestiu as roupas novas que escolheu e deixou no varal as que estava usando| Foto: Gisele Barão/

Com a temperatura perto dos 10 graus na manhã deste sábado (4), moradores de rua e famílias carentes de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, puderam levar para casa roupas e calçados doados por voluntários da campanha mundial The Street Store. O projeto promove uma espécie de “loja grátis” de roupas em espaços públicos, e vários municípios brasileiros já aderiram. Em Ponta Grossa, esse foi o segundo evento ligado à campanha. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, há 212 pessoas em situação de rua cadastradas na cidade – o dado inclui apenas as que buscam os serviços de apoio da prefeitura.

CARREGANDO :)

Homem agride equipe de reportagem da Rede Massa em Ponta Grossa

Jornalistas cobriam ação voluntária de distribuição de roupas para moradores de rua

Leia a matéria completa

Em campanha nas redes sociais, os voluntários arrecadaram cerca de cinco mil peças de roupas e calçados, que ficaram pendurados em varais montados na praça Barão de Guaraúna, no centro. Nas primeiras horas do evento, duas mil peças já haviam sido levadas. O morador de rua Luiz Alberto dos Santos pegou roupas para a família, que mora no bairro de Uvaranas. “Isso é muito bom, ajuda o povo. Tem muita gente que precisa”, diz. Aproximadamente 50 famílias foram atendidas só durante a manhã.

Publicidade

Além de expor e doar as peças nas ruas, a principal vantagem dessa iniciativa é dar às pessoas a oportunidade de escolher o que querem levar, de acordo com suas necessidades. A campanha não atendeu só moradores de rua. Luciana Duarte, que foi com a sobrinha escolher algumas roupas e acabou levando 12 peças, mora em Uvaranas com a família. “Achei muito acolhedor, porque não é todo mundo que pensa na gente. O que não servir para nós fica com outros que precisam”, diz.

A organizadora do evento, Daniele Nabozny, teve a ideia ao ver um vídeo da campanha The Street Store, no Facebook. “Muita gente tinha roupas guardadas para doar e esperava uma oportunidade”, diz. Segundo ela, um homem atendido pela manhã vestiu as roupas novas que escolheu e deixou no varal as que estava usando. “Ele disse ‘Agora não preciso mais, vou deixar para outro’. Isso é muito gratificante”, conta.