No Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, comemorado no próximo sábado, cerca de 150 voluntários vão se reunir para tirar o lixo do Rio Atuba, entre Curitiba, Colombo e Pinhais. A iniciativa é da ONG Ocean Conservancy em parceria com a Coca-Cola FEMSA Brasil. Na última edição da limpeza, no ano passado, 3,5 toneladas de entulho foram recolhidas do Atuba. A ação ocorre em mais de cem países.
O material recolhido é catalogado e enviado a um aterro sanitário. Com essas informações, a entidade cria um tratado, indicando o que é preciso fazer para melhorar a saúde dos rios.
Segundo a coordenadora de estado da ONG, Katia Kalinowski, os materiais de construções são os principais detritos achados nas águas. "Encontramos alumínio, eletrodomésticos e materiais cirúrgicos, mas o que mais tem é material de construção." Segundo Katia, a ação, que ocorre há 12 anos em Curitiba, tem dado bons resultados.
Em 24 de novembro, Dia do Rio, ocorre a 9.ª edição da Expedição Resgate do Iguaçu, promovido pelo Grupo Ambientalista do Rio Iguaçu (Gari) em parceria com órgãos governamentais. Os pesquisadores percorrem o trecho do Rio Iguaçu entre Porto Amazonas e São Mateus do Sul. "No ano passado recolhemos duas toneladas de lixo", conta o conselheiro Giacomo Clausi.
Alunos no Brasil regridem em desempenho do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
Presos questionam versão oficial sobre morte de Cleriston e denunciam abandono e maus-tratos
5 abusos do STF no caso do empresário morto em prisão preventiva pelo 8/1
Preso que morreu na Papuda negou cometer crimes; assista ao vídeo da audiência