• Carregando...

O relatório final do acidente envolvendo o voo 447 da Air France, que caiu quando seguia do Rio para Paris, em 2009, deve apontar como causas da tragédia o erro da tripulação e falha de equipamentos. De acordo com informações do jornal francês Le Figaro, uma fonte teria adiantado que o documento menciona o congelamento das sondas pitot e a falta de uma resposta adequada dos pilotos no momento do acidente.

O relatório final do BEA (Escritório de Investigações e Análises, na sigla em francês) só deve ser divulgado na quinta-feira, três anos após a queda do avião, que deixou 228 mortos. O documento já teria sido entregue às autoridades brasileiras.

As análises preliminares do BEA indicaram que um problema técnico impediu os pilotos de ter acesso a informações que evitariam a queda do avião. Eles também apontaram uma série de falhas dos pilotos. Segundo o último relatório, os pilotos não adotaram procedimentos adequados nos últimos minutos do voo, após a perda de sustentação e de velocidade. Diante das últimas análises, a BEA fez dez novas recomendações de segurança, entre elas um melhor treinamento dos pilotos.

Em entrevista após a divulgação do último relatório do BEA, no ano passado, o diretor do órgão francês, Jean-Paul Troadec, disse que os pilotos do voo 447 da Air France podiam ter salvado a situação depois que o avião perdeu os dados de velocidade. "A situação era salvável", afirmou Troadec à época.

A Air France e a Airbus, fabricante da aeronaves A330 envolvida no acidente, estão sob investigação desde março de 2011 por 'homicídio culposo'.

No Airbus A330 que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris, no dia 31 de maio de 2009, estavam 58 brasileiros, 64 franceses, 28 alemães, 9 italianos e 69 passageiros de outras nacionalidades. Ao todo, 103 corpos foram localizados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]