• Carregando...

Algumas crianças fazem xixi na cama durante alguns anos, o que é normal e não deve ser motivo de reprimenda dos pais. Após os cinco anos de idade, no entanto, é preciso estar atento e, eventualmente, procurar um especialista, porque a criança pode sofrer de disfunção miccional. Estima-se que o distúrbio atinja de 10% a 15% das crianças, segundo o Ministério da Saúde.

Os pais não devem culpar os filhos pelo distúrbio urinário, explica Eliane Garcez, chefe do serviço de urografia pediátrica do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. "Jamais a criança pode se sentir culpada quando ocorre uma situação como essa. Os pais devem levá-la ao médico para tratamento. Existem medicações específicas que atuam tanto na quantidade de urina produzida, quanto na bexiga", diz a pediatra em entrevista à equipe de comunicação do Ministério da Saúde.

Exames específicos detectam tanto a disfunção miccional quanto seus motivos – daí a importância de procurar um especialista quando houver suspeita. "Quando a bexiga não desempenha sua função normalmente tanto para o armazenamento quanto para liberação da urina, pode ser que haja aí uma disfunção do trato urinário inferior e isso pode levar à incontinência, infecção urinária e nos casos mais severos, até lesão renal."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]