Algumas crianças fazem xixi na cama durante alguns anos, o que é normal e não deve ser motivo de reprimenda dos pais. Após os cinco anos de idade, no entanto, é preciso estar atento e, eventualmente, procurar um especialista, porque a criança pode sofrer de disfunção miccional. Estima-se que o distúrbio atinja de 10% a 15% das crianças, segundo o Ministério da Saúde.

CARREGANDO :)

Os pais não devem culpar os filhos pelo distúrbio urinário, explica Eliane Garcez, chefe do serviço de urografia pediátrica do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. "Jamais a criança pode se sentir culpada quando ocorre uma situação como essa. Os pais devem levá-la ao médico para tratamento. Existem medicações específicas que atuam tanto na quantidade de urina produzida, quanto na bexiga", diz a pediatra em entrevista à equipe de comunicação do Ministério da Saúde.

Exames específicos detectam tanto a disfunção miccional quanto seus motivos – daí a importância de procurar um especialista quando houver suspeita. "Quando a bexiga não desempenha sua função normalmente tanto para o armazenamento quanto para liberação da urina, pode ser que haja aí uma disfunção do trato urinário inferior e isso pode levar à incontinência, infecção urinária e nos casos mais severos, até lesão renal."

Publicidade
Veja também
  • Faltam médicos para paciente com HIV em SP, diz estudo da USP
  • Almoço intoxica 250 operários em Feira de Santana