• Carregando...

Filhotes de onça pintada poderão ser visitados pela primeira vez no Zoológico de Curitiba neste fim de semana. Os animais estavam em uma jaula reservada e serão transferidos para uma jaula central nesta sexta-feira. Eles nasceram em junho e poderão ser vistos a partir de sábado (2). Essa foi a segunda vez que onças pintadas nasceram no zoo de Curitiba. Outros dois filhotes de onça pintada já tinham nascido no local em 2006.

De acordo com a prefeitura de Curitiba, os filhotes seriam transferidos somente na terça-feira (5) para a área central - o zoológico não abre na segunda-feira -, mas a operação foi adiantada para que eles possam ser vistos neste fim de semana.

Os filhotes – um macho e uma fêmea – ainda não receberam nomes. É uma tradição do zoo da capital que os funcionários "batizem" os animais. Os pais dos filhotes foram apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Manaus (AM), em 2004, e foram trazidos para Curitiba. Para que Apolo e Angélica – nomes dados pelos funcionários do zoológico de Curitiba – pudessem se adaptar à capital paranaense, eles foram colocados em um recinto maior e receberam uma alimentação equilibrada.

Essas medidas contribuíram para que o casal se reproduzisse. "Nós tínhamos a informação de que o casal nunca tinha acasalado lá em Manaus. Além disso, eles eram mantidos em um local impróprio. Diante do conforto e cuidados especiais que promovemos aqui, as onças estão reproduzindo", afirmou Marcos Traad, diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna de Curitiba.

A onça pintada é uma das espécies ameaçadas de extinção, segundo o Ibama.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]