• Carregando...

O zoológico de Curitiba ganhou um novo casal de onças-pintadas, na última segunda-feira. Os animais, ambos com 13 anos, foram criados por um proprietário particular de Manaus (AM) e há dois meses estavam sob a tutela do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na mesma cidade. Por enquanto, os animais não estarão disponíveis para exposição ao público. As duas onças-pintadas estão isoladas e num período de 40 dias serão observadas. Não apenas a saúde delas será avaliada, mas também a adaptação ao novo lar.

Desde o ano passado o zoológico de Curitiba não conta com um exemplar de onça-pintada. Em 2005, o casal de onças-pintadas faleceu (uma no início do ano e a outra na metade). Ambas tinham 24 anos – idade acima do normal para a espécie criada em cativeiro, cuja média é de 22 anos.

Segundo o chefe da Divisão de Assistência Veterinária do Departamento de Zoológico da prefeitura, Manoel Lucas Javorouski, Apolo e Angélica – nomes dados pelo antigo proprietário dos animais – passam bem. Na viagem a Curitiba, cuja chegada, às 22 horas, teve atraso de quatro horas, os animais foram acompanhados por um médico veterinário do Ibama.

Adaptação

Javourouski acredita que o fato dos animais já conviverem juntos desde o nascimento facilitará a adaptação ao zoológico de Curitiba. "Se elas não convivessem juntas, uma teria que se adaptar à outra antes de serem postas juntas em exposição", argumenta o médico veterinário.

Apolo e Angélica ocuparão uma jaula ao lado de outra onça de 12 anos, porém de pêlo preto. Conforme explica Javourouski, onças-pintadas e pretas são da mesma espécie, mudando apenas a coloração dos pêlos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]