• Carregando...
Marcelo Belinati venceu as eleições no primeiro turno em  Londrina. | Fabio Silveira/
Marcelo Belinati venceu as eleições no primeiro turno em Londrina.| Foto: Fabio Silveira/

Dezesseis anos depois de a Câmara Municipal cassar o mandato de Antonio Belinati e oito depois dele ter vencido Luiz Carlos Hauly (PSDB) no segundo turno de 2008, mas ter o registro da candidatura cassado dias depois da vitória no segundo turno – provocando um inusitado terceiro turno –, o belinatismo vai voltar à prefeitura de Londrina. O deputado federal Marcelo Belinati (PP), sobrinho e agora também herdeiro político de Antonio Belinati, conseguiu um feito inédito, quatro anos depois de passar a campanha inteira como favorito e perder no segundo turno por de 2.978 votos de diferença: venceu a eleição no primeiro turno, o que é inédito em Londrina. O candidato do PP teve 51,57% da preferência do eleitorado, chegando a 136360 votos. O segundo colocado foi Valter Orsi (PSDB), com 35,33% dos votos.

Confira os números finais da apuração para prefeito de Londrina.

Confira a lista de vereadores eleitos em Londrina.

Marcelo Belinati é deputado federal em primeiro mandato e foi vereador em três legislaturas em Londrina. Ele será o primeiro londrinense nato a assumir a prefeitura da cidade, que tem 82 anos.

Na reta final, Marcelo Belinati reclamou dos ataques que sofreu durante a disputa eleitoral. Durante toda a campanha ele foi questionado sobre o passivo político do tio, principalmente por conta do caso Ama/Comurb, que abreviou o terceiro mandato do ex-prefeito. Ao contrário de Antonio, que é réu em dezenas de processos, Marcelo nunca foi processado, tendo sobrevivido à legislatura 2005-2008, que teve dois vereadores presos, um cassado, um que renunciou ao mandato e cinco afastados liminarmente. Então vereador, passou ileso.

“Unir a cidade”

Em sua primeira manifestação como prefeito eleito, Marcelo Belinati comemorou a vitória no primeiro turno e falou em “unir a cidade”. “Vou dar o melhor de mim para fazer de Londrina uma cidade cada vez mais linda”, declarou. “Vamos unir a cidade, chega de divisão meu Deus do céu: ‘é nos contra eles’, para com isso, todos nós somos londrinenses, nós queremos que Londrina cresça”, completou.

Marcelo Belinati afirmou que embarca nesta segunda-feira (3) para Brasília e que já marcou conversas com os ministros da Agricultura, o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF) e com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, principal cacique do PP no Estado. Ele disse que até o fim do ano vai manter a rotina de deputado federal, viajando todas as semanas para Brasília, o que será feito paralelo ao trabalho de transição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]