• Carregando...
Foz do Iguaçu: em uma das seções do Colégio Anglo Americano, na foto, os problemas com biometria chegavam a 20% do total de eleitores | Vacy Alvaro/Gazeta do Povo
Foz do Iguaçu: em uma das seções do Colégio Anglo Americano, na foto, os problemas com biometria chegavam a 20% do total de eleitores| Foto: Vacy Alvaro/Gazeta do Povo

A manhã de votação neste domingo (2) no interior do Paraná foi de “engarrafamento” de candidatos nos locais de votação, problemas com biometria e ao menos três detenções de candidatos a vereador por crimes eleitorais. Assim como em Curitiba – onde sete dos oito concorrentes à prefeitura votaram nas primeiras horas do pleito – Londrina também viu a maioria de seus candidatos a prefeito se dirigir às urnas antes do meio-dia.

Leia mais sobre as eleições 2016.

Em Ponta Grossa e Cascavel, todos os que concorrem à administração municipal votaram ainda pela manhã. Ainda em Ponta Grossa, algumas seções enfrentam filas longas por causa de problemas com biometria, em relatos semelhantes aos registrados em Foz do Iguaçu e Cascavel.

Veja como foi a manhã de votação em algumas cidades do interior do Paraná:

Londrina: cidade sem santinhos

A manhã de votação foi tranquila em Londrina, no Norte do Paraná, sem maiores problemas ou incidentes. Também não houve nenhum caso de eleitor preso. Apenas seis das 1.086 urnas tiveram que ser trocadas por causa de problemas.

Confira os números finais da apuração para prefeito de Londrina.

Confira a lista de vereadores eleitos em Londrina.

O município tem 353 mil eleitores que estão divididos entre 135 locais de votação. Ao contrário do que ocorria em eleições anteriores, dessa vez não houve casos de despejo de “santinhos” no chão, próximo aos locais de votação, o que garante limpeza na cidade – ou ao menos não há mais sujeira que o normal nas ruas. Curitiba, ao contrário, foi tomada pelos papeletes ainda na madrugada.

Até às 13 horas, dos oito candidatos à prefeitura de Londrina, a única que ainda não havia votado foi Flávia Romagnoli (Rede), que deve ir às urnas às 14h. A projeção da Justiça Eleitoral é de que a apuração dos votos será concluída até às 19h.

Richa diz que se distanciou na campanha por respeito, mas critica atual gestão da prefeitura de Curitiba

Leia a matéria completa

Foz do Iguaçu: problemas com biometria causam filas

Em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, a votação para a escolha do novo prefeito e dos 15 vereadores que irão compor a Câmara Municipal pelos próximos quatro anos começou de maneira tranquila. O único problema enfrentado pelos eleitores é a falha na identificação por meio do sistema biométrico, que pela primeira vez está sendo adotado na cidade.

Confira os números finais da apuração para prefeito de Foz do Iguaçu.

Confira a lista de vereadores eleitos em Foz do Iguaçu.

Após quatro tentativas sem êxito na identificação digital, os eleitores estão realizando o procedimento tradicional, com a assinatura. Em uma das seções do Colégio Anglo Americano - maior local de votação de todo o Paraná, com 9.834 eleitores – os problemas com biometria chegavam a 20% do total de eleitores. Apesar de causar atraso e filas mais longas em algumas situações, de maneira geral o problema não tem comprometido o processo de votação e já era previsto pelos organizadores.

Segundo informações do Fórum Eleitoral, até as 10h30 apenas duas das 792 urnas da cidade tiveram de ser substituídas por apresentarem defeito.

Com 165.730 eleitores, Foz é o sétimo maior colégio eleitoral do Estado, e conta com uma estrutura de 792 urnas em 73 locais de votação. Cerca de três mil pessoas estão envolvidas nos trabalhos. Os eleitores iguaçuenses terão que escolher entre cinco candidatos a prefeito e 262 postulantes a vereador.

Até agora, foram registrados dois casos de boca de urna e outros dois locais de votação tiveram de receber reforço policial na cidade.

Paranaguá: manhã sem transtornos

Já em Paranaguá, no Litoral, a primeira eleição com o uso da biometria não gerou grandes transtornos até o momento. Por isso, a manhã foi marcada por poucas filas nos locais de votação na parte da manhã. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da cidade já havia realizado uma campanha pedindo que os eleitores votassem pela manhã para evitar grandes filas no final da tarde, mais perto do encerramento da votação. O entorno dos colégios eleitorais amanheceu coberto de santinhos. A estimativa é que o nome do próximo prefeito de Paranaguá seja conhecido até as 19h.

Confira os números finais da apuração para prefeito de Paranaguá.

Confira a lista de vereadores eleitos em Paranaguá.

Ponta Grossa: incêndio e candidatos detidos

A manhã das eleições em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, terminou com seis pessoas encaminhadas ao Fórum Eleitoral por distribuição de santinhos, sendo dois candidatos a vereador. Elas podem responder por crime eleitoral. Na noite deste sábado (1°.), outro incidente causou transtorno nas eleições municipais. Um incêndio danificou parte do Colégio Estadual Professora Elzira Correia de Sá, no Núcleo Santa Paula, o maior colégio eleitoral de Ponta Grossa, com cerca de 4,2 mil eleitores e 16 seções. O fogo atingiu duas seções, mas nenhuma urna eletrônica foi danificada. A votação segue normalmente no local. “Alteramos essas seções de lugar, mas dentro do próprio colégio”, explica a juíza eleitoral de Ponta Grossa, Noeli Reback.

Confira os números finais da apuração para prefeito de Ponta Grossa.

Confira a lista de vereadores eleitos em Ponta Grossa.

Moradores da região informaram ao Corpo de Bombeiros que teriam visto quatro pessoas pulando o muro da instituição momentos antes de o fogo começar a tomar uma das salas. Até agora ninguém foi preso. Não há confirmação se o incêndio teria relação a disputa eleitoral.

Em alguns colégios de Ponta Grossa os eleitores enfrentaram filas. A Escola Municipal Professor Kamal Tebcherani, no Jardim Esplanada, teve filas desde a abertura, às 8 horas. Alguns eleitores aguardaram cerca de 15 minutos para votar. Segundo os mesários, a biometria foi a causa da demora. “Nesse período da manhã tivemos filas em alguns lugares. Nós recomendamos que os mesários façam até quatro tentativas para a biometria. Tivemos problemas em cerca de 10% das tentativas”, conta Noeli.

Os cinco candidatos a prefeito da cidade votaram pela manhã, alguns com a companhia da família e dos aliados políticos. O primeiro candidato a prefeito a votar foi Leandro Soares Machado, do PPL. Aliel Machado (Rede) votou na Escola Estadual Amálio Pinheiro acompanhado do candidato a vice, Elizeu Chociai (PTN), do deputado estadual Péricles de Holleben Melo (PT) e da família. O candidato do Psol, Professor Gadini, votou no Instituto de Educação Professor Cesar Prieto Martinez. Julio Küller (PMB) votou no Colégio Estadual José Elias da Rocha, acompanhado do deputado estadual Marcio Pauliki (PDT). Marcelo Rangel (PPS), que tenta a reeleição, também votou no Instituto de Educação, com a família e a candidata a vice-prefeita Elizabeth Schmidt (PSB).

Polícia Militar registra casos de crime eleitoral em Curitiba e cidades do interior

Leia a matéria completa

Maringá: candidata a vereadora presa por jogar santinhos

Uma candidata a vereadora foi presa em flagrante por crime eleitoral, por volta de 1h deste domingo, em Maringá. Ela estava jogando panfletos na rua do colégio Instituto Estadual de Educação, onde ocorre a votação.

Confira os números finais da apuração para prefeito de Maringá.

Confira a lista de vereadores eleitos em Maringá.

A candidata, de 23 anos, não teve o nome nem o partido divulgados e foi levada para a Polícia Federal de Maringá. Junto com ela também foi apreendida uma caixa com aproximadamente 1,2 mil santinhos e outros materiais de campanha.

No pleito para prefeito, sete candidatos e uma candidata concorrem ao cargo e todos eles optaram pelo horário da manhã para votar.

Maringá tem pouco mais de 260 mil eleitores e os dois maiores colégios eleitorais são a Unidade Polo, a Universidade Estadual de Maringá e o Colégio Estadual Rodrigues Alves, com mais de 6 mil eleitores cada.

Até o final da manhã, oito urnas precisaram ser substituídas.

Cascavel:

Os sete candidatos que disputam a prefeitura de Cascavel, no Oeste, optaram em votar pela manhã. A Justiça Eleitoral fez uma campanha para que os eleitores procurassem as seções eleitorais no período matutino já que é a primeira vez que os eleitores são identificados por biometria. No bairro Santa Cruz, houve muita reclamação pela demora da identificação o que formou longas filas. Nas redes sociais, eleitores postaram vídeos para mostrar as filas. Segundo eles, a demora para conseguir votar ultrapassa a uma hora.

Confira os números finais da apuração para prefeito de Cascavel .

Confira a lista de vereadores eleitos em Cascavel.

A eleição transcorre normalmente, apenas alguns problemas com eleitores que não sabiam que seus locais de votação foram alterados após o recadastramento biométrico. Em alguns casos, o erro foi da equipe que fez o recadastramento biométrico. Alguns eleitores que moram no conjunto São Francisco, por exemplo, foram transferidos para votar no reassentamento São Francisco. Os nomes iguais confundiram alguns estagiários que faziam o recadastramento. Com isso, eles foram transferidos para o reassentamento que fica distante cerca de 20 quilômetros da cidade.

O primeiro candidato a votar foi o professor Ivanildo Claro (Psol). No Colégio Marista, votaram três candidatos. Em um intervalo de menos de uma hora, votaram os candidatos Hélio Laurindo (PP), Leonaldo Paranhos (PSC) e Marcos Vinicius Pires (PSB). O candidato Walter Parcianello (PMDB) votou por volta das 10 horas. Próximo ao meio dia votaram os candidatos Marcio Pacheco (PPL) e Aderbal de Mello (PT).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]